CGE participa da 27ª Reunião Técnica do CONACI

8 de junho de 2018 - 10:17 # # # #

A reunião aconteceu em Belo Horizonte e teve como objetivo discutir ações para o fortalecimento do controle interno no país

O secretário de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Flávio Jucá, e o coordenador de Ações Estratégicas, Marcelo Monteiro, participaram, na última quinta (07) e nesta sexta-feira (08), da 27ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), realizada em Belo Horizonte. A reunião teve como objetivo deliberar sobre ações realizadas pelos órgãos membros do Conselho no âmbito da atividade de controle interno.

“A reunião superou as expectativas tanto pela qualidade dos temas abordados, quanto pela intensa participação dos conselheiros. Estamos avançando no País para termos órgãos de controle interno cada vez mais qualificados”, destacou o secretário da CGE e 1º vice-presidente do Conaci, Flávio Jucá.

Durante a ocasião, foram tratados assuntos como à proposta de criação de um grupo técnico para a elaboração do Planejamento Estratégico do Conselho para os anos de 2019 a 2022, o Projeto de Capacitação de auditores e controladores internos brasileiro pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE) e o cronograma das próximas reuniões e encontro nacional do Conselho.

Ainda durante a reunião, foram realizadas apresentações voltadas para a Estruturação, Execução e Monitoramento dos Programas de Integridade no âmbito do Poder Executivo Federal, para o papel e os instrumentos do controle interno no fomento à cidadania e ao controle social e para implantação da Lei nº 13.655/2018, que dispõe sobre a segurança jurídica e eficiência na criação e aplicação do direito público.

Representando também o Estado do Ceará, esteve presente durante a reunião técnica, a auditora interna da Assembléia Legislativa do Estado, Silvia Correia, e o controlador Geral do Município de Aracati, Rodrigo Mesquita.

E mais

Os representantes da CGE participaram ainda do Seminário 30 anos da Constituição – Evolução e Controle, que antecedeu o primeiro dia de atividades da 27ª Reunião Técnica do Conaci. O evento reuniu profissionais da área de controle na Administração Pública do Brasil para discutir ações ligadas ao desenvolvimento da atividade e o fortalecimento do sistema de controle do país.

“O seminário foi muito abrangente, com discussões sobre as mudanças na legislação de licitações e contratos, as sanções administrativas decorrentes da aplicação da Lei de Improbidade, as sanções da Lei Anticorrupção e as ações para a redução da impunidade, ressaltando ainda a necessidade de atuação do órgão de controle interno para o apoio aos gestores públicos”, destacou o coordenador de Ações Estratégicas da CGE, Marcelo Monteiro.

*Com imagens da Assessoria de Comunicação do Conaci