Ceará Transparente: Conheça o sistema de participação popular do Governo do Estado do Ceará

10 de outubro de 2018 - 15:51

De linguagem acessível, as ferramentas disponíveis neste novo sistema chegam para facilitar o diálogo entre os cidadãos e o Governo

O Governo do Estado do Ceará reuniu os sistemas de Ouvidoria, Transparência e Acesso à Informação do Estado dentro de uma nova plataforma: o Ceará Transparente. De linguagem acessível, as ferramentas disponíveis neste novo sistema chegam para facilitar o diálogo entre os cidadãos e o Governo. Lançado em 18 de julho, o Ceará Transparente já contabilizou mais de um milhão de visualizações de páginas de agosto a setembro.

A plataforma estabelece um novo patamar de relacionamento entre os cidadãos cearenses e o Estado, facilitando e tornando mais ágil o acesso aos serviços de Ouvidoria, Transparência e Acesso à Informação. O Ceará Transparente torna possível coletar e gerenciar as manifestações de forma centralizada, garantindo-se assim melhor gerenciamento dos prazos e qualidade da respostas aos cidadãos.

O novo sistema permite que cidadãos de todo o Estado registrem manifestações, como reclamações, denúncias ou elogios à Ouvidoria. Outra funcionalidade é o Portal da Transparência, por meio do qual os cidadãos podem acessar informações sobre serviços como saúde, educação e gastos públicos, por exemplo – tudo isso com uma linguagem cidadã criteriosamente desenvolvida e acessível à população. Além desta, a ferramenta de Acesso à Informação fica disponível para que os cidadãos possam solicitar dados que não constem no Portal da Transparência.

Outro diferencial é a possibilidade de efetiva participação cidadã no planejamento do Estado, por meio de uma ferramenta intuitiva que permite acompanhar a elaboração e execução do Plano Plurianual (PPA).

Reconhecimento

Um projeto inovador em seu desenvolvimento, o Ceará Transparente recebeu em março deste ano, o prêmio iF Design Award 2018, na categoria Design de Serviços/UX para Governos e Instituições. O projeto foi o único brasileiro premiado na categoria.