Implantação

 

Em janeiro deste ano, a CGE firmou termo de cooperação técnica com a Controladoria-Geral da União (CGU) para a criação e implantação do Observatório da Despesa Pública do Estado, com o objetivo de compartilhar experiências, informações e tecnologias a fim de contribuir para aprimoramento do controle interno e de servir como ferramenta de apoio à gestão pública.

 

Para implantação do observatório, os servidores da CGE participaram de um treinamento, oferecido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), baseado nas tecnologias que produzirão informações para subsidiar e acelerar a tomada de decisões estratégicas, por meio do monitoramento dos gastos públicos. Como projeto-piloto, o ODP.Ceará realizou ao final de 2016, um estudo relacionado às aquisições do Poder Executivo do Estado do Ceará a partir do cruzamento de informações dos sistemas corporativos do Estado do Ceará, bem como de dados fornecidos pelo Tribunal de Contas da União e pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União.

 

A implementação do Observatório Estadual de Despesa Pública complementa outras atividades já desenvolvidas pela CGE Ceará no trabalho de prevenção à corrupção e na aplicação eficiente dos recursos públicos. O ODP.Ceará contribui para o monitoramento das despesas do Poder Executivo Estadual, identificação de riscos de fraude, irregularidades ou mau uso dos recursos públicos, além de possibilitar que sejam disponibilizadas informações para apoiar o processo de tomada de decisão dos gestores públicos.