Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais CGE

Página Inicial Notícias CGE completa 14 anos nesta terça-feira (07)
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
CGE completa 14 anos nesta terça-feira (07)

O órgão chega a 2017 como referência na área de controle interno e com novos desafios pela frente 

Banner matéria face

"Assegurar a adequada aplicação dos recursos públicos, contribuindo para uma gestão ética e transparente e para a oferta dos serviços públicos com qualidade". É com essa missão que a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) completa, nesta terça-feira (07), 14 anos de atuação. Instituída em 07 de março de 2003, como primeiro órgão de controle interno do Estado do Ceará, a CGE chega ao ano de 2017 como órgão referência de controle interno no país, consolidando seu papel na gestão pública estadual. 

"Como resultado alcançado pela atuação da CGE nestes 14 anos, destaco o ganho de eficiência da gestão pública estadual refletida notadamente no processo de transferência de recursos financeiros por meio de convênios e instrumentos congêneres, que foi o primeiro processo contemplado no projeto de Controle Interno Preventivo que trabalha com a visão de gestão por processos contemplando o mapeamento de riscos", ressalta o secretário adjunto da CGE, Marconi Lemos. 

"Outro grande resultado, que inclusive tem levado a CGE ao patamar de referência nacional em controle interno, é o relacionado às atividades voltadas ao fomento do Controle Social, mediante a disponibilização do Portal da Transparência, do Sistema de Ouvidoria e Sistema de Acesso a Informação. O funcionamento efetivo desses três instrumentos tem proporcionado uma interação virtuosa entre o Estado e a sociedade oferecendo um canal de denúncias, de sugestão e de informação que tem deixado a gestão mais transparente e mais participativa", afirmou Marconi.  

ISO 9001 

Certificada em 2011, com o Selo de Qualidade ISO 9001:2008, que reconhece o compromisso em uma gestão compatível com os mais altos padrões internacionais de qualidade e gestão, a instituição foi o primeiro órgão da administração pública direta do país a ter todas as suas áreas certificadas, garantindo excelência aos serviços prestados. Com o objetivo de atender continuamente aos padrões da ISO, a CGE realiza anualmente as auditorias internas e externas da qualidade.  

Segundo o secretário executivo do órgão e presidente do Sistema de Gestão da Qualidade da CGE, Paulo Roberto Nunes, nada mais coerente e compatível com a missão da CGE que o próprio órgão buscar no âmbito de seus processos internos a Gestão da Qualidade. "Nossa organização e execução de processos internos sob a certificação ISO 9001, reflete o compromisso com nossa missão", frisou.

Novos desafios 

Chegando a 2017 como referência na área de controle interno e com a visão de futuro de ser reconhecida pela sociedade cearense como instituição que assegura a adequada aplicação dos recursos e contribui para a entrega dos serviços públicos com qualidade, a CGE tem novos desafios a vencer. Na busca por aprimorar as atividades de controle, o órgão investe na implantação do novo modelo de atuação, fomentando a  criação de uma rede de controle interno, envolvendo outras instituições do governo, como instâncias de ações preventivas. 

Outras duas ações de destaque para este anos são a implantação do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão, que está sendo desenvolvido com o objetivo de oferecer aos cidadãos um canal de controle social mais interativo e ágil, e a disponibilização do curso modalidade a distância (EAD) para capacitar a sociedade para o exercício do controle social. 

"A CGE tem buscado alinhar suas atividades ao que há de mais atual na área de controle interno, participando de fóruns nacionais e internacionais para discussão dos modelos mais adequados para a atividade em âmbito governamental", destacou o secretário de Estado Chefe da CGE, Flávio Jucá. 

Além dos desafios voltados para o controle social, a CGE também está investindo em avanços para a execução do controle interno no Estado, como o Sistema de Informações Estratégicas de Controle (SIEC), que visa agregar em uma ferramenta tecnológica os dados que estão dispersos em sistemas informatizados de órgãos e entidades do Estado, com o intuito de gerar informações estratégicas de controle. O sistema fornecerá subsídios para as atividades desenvolvidas pela CGE e contribuirá para a tomada de decisões  pelos gestores do Estado.

 07.03.2017
Assessoria de Comunicação da CGE - 85 3101.3474
Flávia Salcedo - Coordenadora de Comunicação ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )
Géssica Saraiva - Assessora de Comunicação ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )
Camila Lins - Assistente de Publicidade ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )
Twitter: @CGECeara
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara

 

Agenda CGE

No Mês passado Outubro 2017 No Mês próximo
D 2a 3a 4a 5a 6a S
week 40 1 2 3 4 5 6 7
week 41 8 9 10 11 12 13 14
week 42 15 16 17 18 19 20 21
week 43 22 23 24 25 26 27 28
week 44 29 30 31