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Ceará conhece os vencedores do primeiro Hackathon da Inteligência Cidadã do Estado

Acima da premiação, o concurso reuniu pessoas para a valorização e incentivo ao engajamento cidadão com relação à fiscalização dos dados públicos

A primeira edição do Hackathon da Inteligência Cidadã premiou duas equipes da Categoria Geral e duas de Ensino Médio que apresentaram as propostas mais bem avaliadas sobre inovação na visualização e interpretação de dados públicos. Mas acima de uma premiação que reuniu pessoas de todos os cantos do estado, o Hackathon da Inteligência Cidadã foi um evento de valorização e incentivo ao engajamento cidadão com relação à fiscalização dos dados públicos.

O concurso, organizado no contexto do desenvolvimento do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão do Ceará e idealizado pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE), Caiena e o Banco Mundial, teve 36 equipes inscritas e dez selecionadas para a grande final.

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A cerimônia de abertura contou com a participação dos especialistas do projeto e de outros parceiros da iniciativa, como representantes da Secretaria da Educação do Estado (Seduc), da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE).

Entre os especialistas presentes no evento e disponíveis para auxílio aos participantes estava o jornalista investigativo e especialista em Transparência e Acesso à Informação Fabiano Angélico. Para ele, iniciativas como o Hackathon são interessantes porque permitem ao cidadão utilizar as informações tornadas públicas por processos de transparência, tanto no sentido do controle social como de uma discussão mais aprofundada sobre os dados públicos. "Eu estou realmente surpreso com a qualidade das propostas. É claro que um projeto como esse tem como objetivo criar protótipos, ideias, e não criar soluções definitivas e robustas. O objetivo é que haja abordagens novas. Então partindo dessa premissa, estou bastante surpreso. Os projetos no geral prezam pela simplicidade e por comunicar para uma população mais ampla o que está acontecendo no âmbito público, o que é muito importante”, afirma.

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Depois da mentoria dos especialistas e de perguntas dos jurados durante o desenvolvimento das melhorias nas propostas, as equipes apresentaram seus projetos no auditório - etapa que também contava pontos na hora da avaliação final. Cada grupo teve dez minutos para apresentar a essência de seu projeto e comunicar inclusive as possíveis melhorias realizadas durante as últimas horas de desenvolvimento com a ajuda dos mentores.

Propostas vencedoras

Após a apresentação das equipes o momento mais aguardado pelos participantes finalmente havia chegado: a avaliação e decisão final dos jurados. Os votos foram feitos via celular e seguiram critérios fundamentados em relevância, criatividade, design e viabilidade.

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Na categoria Geral, o primeiro lugar ficou para a proposta Ceará Interativo, desenvolvida pela equipe formada por Matheus Araújo, Xênia Marques, Ivo Pimenta, Edson Moreira e Francisco da Conceição. A proposta consiste no desenvolvimento de um software informativo e receptivo a avaliações disponível na palma da mão, em um contexto no qual os smartphones ganham cada vez mais espaço. A ideia é que o software informe a sociedade facilmente sobre quais obras estão gastando mais dinheiro público e, pelos rankings exibidos no aplicativo, se estão dando retorno ou não para a sociedade.

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No segundo lugar da categoria Geral, ficaram Glauco Santos e Johnny Alves de Assis, cuja proposta sugeria a criação de um aplicativo chamado Participe, que permitiria interações por curtidas e comentários. O ponto fundamental do projeto está na exposição dos dados do Governo de forma clara e coesa para qualquer usuário. O aplicativo conta com termos de fácil entendimento, além de explicações sobre conceitos que se encontram um pouco mais distantes do dia-a-dia dos usuários da plataforma.

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Já na categoria Estudantil, na qual concorreram equipes de Ensino Médio, o primeiro lugar ficou para Adrian Silva e Francisco Hudney da Silva, que também propuseram a criação de um aplicativo para que a população tenha acesso aos dados abertos do governo de forma simples e rápida e em qualquer aparelho. Um diferencial interessante é que o aplicativo também poderia ter acesso à rádio da prefeitura de cada cidade, e ter apoio de jornais ou plataformas de notícias que teriam visibilidade no aplicativo.   

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A equipe que ficou em segundo lugar nesta categoria foi a dupla Thiago Oliveira e Lucas de Carvalho. A solução proposta por eles passa por um aplicativo com foco em informar problemas relacionados a obras de infraestrutura no estado, permitindo interação direta da população com o app por meio do envio de fotos e manifestações.      

Os quatro projetos premiados estarão presentes entre as “Soluções da Sociedade” de aplicativos, sites e afins destacados entre os primeiros no novo Portal do Governo Executivo Estadual do Ceará - Ceará Transparente.

 

29.01.2018
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