Dia do Ouvidor

10 de maio de 2011 - 12:34

O dia 16 de março foi escolhido como Dia Estadual do Ouvidor em atendimento a recomendação da Carta de Pernambuco, elaborada durante o VI Encontro Nacional de Ouvidores/Ombudsman, no sentido de considerar o dia de criação da Associação Brasileira de Ouvidores e Ombudsman (ABO), 16 de março de 1995, como o dia do Ouvidor/Ombudsman.

O primeiro evento em comemoração ao Dia do Ouvidor no estado do Ceará foi realizado no dia 16 de março de 2007. Na ocasião, o governador assinou projeto de lei propondo instituir o dia 16 de março como o Dia Estadual do Ouvidor. A aprovação do projeto ocorreu no dia 3 de abril do mesmo ano, sob a forma da Lei nº. 13.880/2007.

Anualmente, a CGE realiza evento em comemoração ao Dia do Ouvidor como o objetivo de reconhecer a importância e estimular o desenvolvimento dos profissionais que se dedicam a auxiliar o cidadão na asculta e melhoria dos serviços ofertados pelo governo estadual, além de homenagear personalidades que contribuíram com o desenvolvimento das ouvidorias públicas no Estado.