CGE integra comitiva da Transparência Internacional na Dinamarca

9 de dezembro de 2019 - 10:49

A visita é uma das etapas que compõe o Programa de Integridade dos Estados Brasileiros

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE) integra a comitiva da Transparência Internacional em visita de estudo à Dinamarca para conhecer a estrutura e a organização da administração pública do país, conhecido internacionalmente por possuir a menor percepção de corrupção do mundo. A visita é uma das etapas que compõe o Programa de Integridade dos Estados Brasileiros, coordenado pela Transparência Internacional, com o apoio do Projeto Diálogos Nórdicos, em parceria com as Embaixadas da Dinamarca e do Canadá.

Representando o Governo do Estado, o auditor de controle interno da CGE, Marcelo Monteiro, explica o andamento dos trabalhos: “A comitiva é composta por representantes de sete estados brasileiros, abrangendo órgãos de controle, externo e interno, entidades da sociedade civil e representantes da Transparência Internacional no Brasil. Juntos, estamos participando do curso ‘Transparência e Boa Governança’, que objetiva apresentar os fatores sociais, culturais e institucionais que influenciam os resultados da Dinamarca no Índice Percepção da Corrupção da Transparência Internacional. Além disso, estão sendo realizadas visitas a órgãos públicos e associações que atuam com o setor público, como o National Audit Office, órgão de Auditoria Externa do governo central, e a Agency for Digitisation, responsável pela Digitalização e a implementação do governo aberto na Dinamarca”.

“Desde o dia dois deste mês temos participado de palestras ministradas por especialistas como o professor da Universidade de Copenhagen, Georg Wink, que discorreu sobre as restrições para a transparência e integridade no contexto do Brasil, com reflexões a partir das características da sociedade dinamarquesa. O representante do Ministério de Educação Superior e Ciência da Dinamarca, Peter Mandix, nos falou sobre a vida do servidor público na Dinamarca e a importância da confiança no setor público”, detalhou.

O curso de formação “Transparência e Boa Governança” seguirá até esta sexta-feira (14), quando a comitiva retornará aos respectivos estados de origem, com a tarefa de apresentar até 2020, planos de ação para médio e longo prazo com as principais estratégias políticas e administrativas para implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas, reformas legais e institucionais para a promoção da integridade e transparência. Além do Ceará, participam da comitiva representantes do Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rondônia e Santa Catarina.

Programa de Integridade dos Estados Brasileiros

Cumprindo as etapas de adesão dos estados ao programa, o governador Camilo Santana assinou um acordo de cooperação técnica com a Transparência Internacional – Brasil, que definiu a participação CGE na iniciativa e propôs a união de esforços para criação de um programa de cooperação e uma agenda técnico-institucional, a fim de aprimorar o controle da corrupção no Ceará.

Com a participação do estado já definida, o representante da CGE na comitiva, Marcelo Monteiro, viajou à Brasília para participar do workshop preparatório para a etapa realizada na Dinamarca. Na ocasião, os representantes dos sete estados estiveram reunidos pela primeira vez na embaixada do país para a troca de experiências e para a elaboração de um mapeamento dos principais desafios encontrados no projeto, que é piloto no país.

Dia Internacional de Combate à Corrupção

Nesta segunda-feira (09), é celebrado o Dia Internacional de Combate à Corrupção. A data marca a assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, 2003.

 

Imagens: Organização Transparência Internacional