Programa de Fortalecimento

 
Pensando no aperfeiçoamento do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo do Estado, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) iniciou em 2017 um programa que promove várias ações no sentido de fortalecer e expandir ainda mais a atividade de controle no Estado.

 

 

 

Programa de Integridade

A elaboração do modelo do Programa de Integridade do Poder Executivo, que tem por objetivo sistematizar práticas de controle interno, de gestão de riscos e de governança nos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, foi o primeiro passo dentro dessas ações de fortalecimento.
 
Em dezembro, a CGE promoveu o 40º Fórum Permanente de Controle Interno para compartilhar com as setoriais o modelo pensado para o Programa de Integridade, assim como a minuta do decreto que vai dispor sobre sua implantação e funcionamento. O material pode ser encontrado aqui.
 
Adequação da Estrutura de Tecnologia da CGE

Outra ação importante do âmbito do fortalecimento das atividades de controle interno, foi a modernização e adequação da estrutura de tecnologia de informação e comunicação (TIC) da CGE.
 
Além da compra de equipamentos e melhorias feitas no parque tecnológico do órgão, tanto na sede como na Central de Atendimento 155, em Canindé, a CGE deu um grande salto com a assinatura de um contrato para o fornecimento do serviço tecnológico de hospedagem em nuvem com a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (ETICE). A inovação garante robustez e segurança aos sistemas fornecidos pela CGE ao cidadão.
 
Com a assinatura do contrato, a CGE migrará seus sistemas informatizados para nuvem, espaço virtual responsável pelo armazenamento digital de dados junto a rede mundial de computadores. O processo trará mais segurança às ferramentas, garantindo disponibilidade, além de possibilitar uma melhoria na performance dos sistemas, permitindo o aumento no número de acesso às ferramentas sem perda de qualidade e agilidade.
 
A meta é que 100% dos Sistemas Corporativos do órgão já estejam hospedados em nuvem em 2018.
 
Obtenção da certificação ISO 9001:2015

Com foco no aumento de sua eficiência e na satisfação de seus parceiros, a CGE obteve sua certificação na versão da norma ISO 9001:2015. Após passar por auditoria externa da BSI Brasil durante este mês de dezembro, o Sistema de Gestão da Qualidade do órgão foi certificado, com o escopo nas atividades de Auditoria Interna Governamental, Controle Interno Preventivo, Fomento ao Controle Social, Ações Estratégicas, Tecnologia da Informação e Comunicação, Assessoramento e Suporte Administrativo.
 
A Norma ISO 9001 está focada na gestão por processos, é específica para certificação de Sistema de Gestão da Qualidade e indica que a organização executa boas práticas de gestão, ou seja, promove a melhoria contínua de todos os seus processos buscando a eficiência operacional.
 
Estabilização da Carreira de Auditor de Controle Interno

A legislação que dispõe sobre a adequação da estrutura da carreira de auditoria de controle interno da CGE, Lei nº 16.512/2018, foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 21 de março. As alterações atendem ao Projeto de Estabilização da Carreira de Auditor de Controle Interno, proposto pela CGE por meio do Programa de Fortalecimento do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual.
 
“A publicação da Lei nº 16.512/2018 representa um marco não só para os auditores de controle interno da CGE, que terão uma carreira mais consolidada e valorizada, mas também para o órgão, já que a legislação também prevê a contratação de mais 25 profissionais”, destacou o secretário de Estado Chefe da CGE, Flávio Jucá.