CGE avança no Programa de Fortalecimento do Controle Interno

22 de março de 2018 - 10:18 # #

Legislação que dispõe sobre adequação da estrutura da carreira de auditoria de controle interno foi publicada no DOE

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) dá mais um passo no aperfeiçoamento do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo do Estado. A legislação que dispõe sobre a adequação da estrutura da carreira de auditoria de controle interno da CGE, Lei nº 16.512/2018, foi publicada no Diário Oficial do Estado da última quarta-feira (21). As alterações atendem ao Projeto de Estabilização da Carreira de Auditor de Controle Interno, proposto pela CGE por meio do Programa de Fortalecimento do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual.

“A publicação da Lei nº 16.512/2018 representa um marco não só para os auditores de controle interno da CGE, que terão uma carreira mais consolidada e valorizada, mas também para o órgão, já que a legislação também prevê a contratação de mais 25 profissionais”, destacou o secretário de Estado Chefe da CGE, Flávio Jucá.

Adequação da Estrutura de Tecnologia da CGE 

Outra ação importante do âmbito do fortalecimento das atividades de controle interno, foi a modernização e adequação da estrutura de tecnologia de informação e comunicação (TIC) da CGE.

Além da compra de equipamentos e melhorias feitas no parque tecnológico do órgão, tanto na sede como na Central de Atendimento 155, em Canindé, a CGE deu um grande salto com a  assinatura de um contrato para o fornecimento do serviço tecnológico de hospedagem em nuvem com a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (ETICE). A inovação garante robustez e segurança aos sistemas fornecidos pela CGE ao cidadão.

Com a assinatura do contrato, a CGE migrará seus sistemas informatizados para nuvem, espaço virtual responsável pelo armazenamento digital de dados junto a rede mundial de computadores. O processo trará mais segurança às ferramentas, garantindo disponibilidade, além de possibilitar uma melhoria na performance dos sistemas, permitindo o aumento no número de acesso às ferramentas sem perda de qualidade e agilidade.

O processo de migração já foi iniciado e a meta é que 100% dos sistemas corporativos do órgão já estejam hospedados em nuvem até o final de abril de 2018