Prestação de Contas Anuais é tema do XXIII Fórum de Controle Interno

27 de fevereiro de 2012 - 03:00

Calendário de ações da auditoria e Sistema e-Contas foram apresentados durante o evento, na manhã desta segunda-feira (27)

Com o objetivo de apresentar o Cronograma de Atividades de Auditorias de Contas de Gestão de 2011 e a Utilização do Sistema e-Contas para Prestação de Contas Anuais de 2011, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) realizou, nesta segunda-feira (27), o XXIII Fórum Permanente de Controle Interno.

 Durante a abertura do evento, o Controlador e Ouvidor Geral do Estado, João Melo, destacou as vitórias alcançadas pela CGE em 2011 e neste início de 2012. “Conquistamos a ISO 9001 para o nosso Sistema de Gestão da Qualidade. Tivemos a aprovação do governador para realização de concurso para auditor. O Ceará ficou em 1º lugar na qualidade do controle interno e entre os quatro estados brasileiros com o menor risco de corrupção, em um estudo realizado pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social”, frisou completando que mais uma conquista está próxima de ser alcançada – a implantação do controle interno preventivo.

 A programação do XXIII Fórum seguiu com a palestra “Apresentação do Cronograma de Atividades de Auditoria de Contas de 2011”, ministrada pelo coordenador de Auditoria da Gestão, George Dantas Nunes. Em seguida, o articulador da Coordenadoria de Ações Estratégicas, Ítalo Brígido, ministrou a palestra “Utilização do Sistema e-Contas para Prestação de Contas Anuais de 2011”. Após as apresentações, os participantes do Fórum puderam tirar dúvidas.

Certificados – Na ocasião, foram entregues os certificados do Curso de Capacitação de Formadores em Celebração, Execução e Prestação de Contas de Convênios e Instrumentos Congêneres, realizado pela CGE em parceria com a Escola de Gestão Pública (EGP). Os documentos foram entregues pela diretora da EGP, Lena Neiva, que ressaltou a importância de formar servidores públicos. “Eu, como professora, fico muito feliz e honrada em estar aqui entregando esses certificados”, afirmou.

Para a Controladora e Ouvidoria Geral Adjunta, Silvia Correia, o Curso de Capacitação em Convênios foi o primeiro passo no processo de capacitação de servidores em convênios. “Formamos 22 pessoas. E temos a meta de formar mais 180 servidores neste primeiro semestre. Eles serão multiplicadores em seus órgãos”, adiantou.

27.02.12

Assessoria de Comunicação da CGE

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Twitter: @ComunicacaoCGE