SDA e SCidades participam de capacitação em análise de prestação de contas de convênios

18 de julho de 2012 - 14:49

A oficina é promovida pela CGE, após diagnóstico realizado pelo órgão nas secretarias

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), em parceria com a Escola Pública de Gestão (EGP) e Casa Civil, realiza a partir desta quarta-feira (18), Capacitação em Análise de Prestação de Contas de Convênios para as equipes responsáveis pela gestão de convênios da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Secretaria das Cidades (SCidades). A abertura da oficina contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, e do secretário executivo da CGE, Paulo Roberto Nunes. 

Para o secretário Nelson Martins, o treinamento é de grande importância para o órgão. “Para mim, como secretário, a atividade de análise de prestação de contas de convênios é prioridade. Ações estratégicas e importantes da SDA são devolvidas através desse instrumento. É necessário que estejamos afinados nessa atividade”, frisou. 

A oficina tem como objetivo propiciar orientação teórica e prática sobre a análise de prestações de contas de convênios, visando padronizar e permitir maior agilidade nas análises das secretarias. A capacitação foi sugerida pela CGE após relatório de diagnóstico situacional da gestão de convênios e prestações de contas realizado pela Controladoria na SDA e Scidades. 

O relatório teve como objetivo geral identificar, nas estruturas organizacionais das duas Secretarias, os processos estabelecidos e o corpo técnico responsável pela gestão de convênios e análise de prestação de contas, visando diagnosticar as fragilidades e propor sugestões de melhorias. 

Segundo Paulo Roberto Nunes, secretário executivo da CGE, a capacitação é uma das melhorias sugeridas no relatório elaborado pela CGE. “Nós vamos retornar aos órgãos para conhecer a efetividade do treinamento. Perceber se houve melhoria nos prazos e tempo gasto para a realização da análise de prestação de contas de convênios. A CGE irá atuar dando apoio e orientação, não se constituindo em atividade de auditoria, mas sim para contribuir para o controle interno preventivo”, concluiu.  

No treinamento estão sendo abordados temas como prazos, prestação de contas parcial/final, notificações, análise (aprovação ou reprovação), registro no Sistema de Acompanhamento de Contratos e Convênios (SACC), arquivamento e Tomada de Contas Especial (TCE). As aulas acontecem até a próxima sexta-feira (20), de 8h às 12h, na Sala de Treinamento da EGP.

18.07.2012
Assessoria de Comunicação da CGE
Kélia Jácome – Assessora de Comunicação (  kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação (  flavia.salcedo@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Estagiárias: Damaris Magalhães e Géssica Saraiva

Twitter: @ComunicacaoCGE