Controlador falará sobre Controle Social em evento da PGJ

5 de março de 2013 - 13:17

A palestra acontece durante reunião do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público

Com o tema “O Controle Social da Gestão Pública”, o Controlador e Ouvidor Geral do Estado, João Alves de Melo, ministrará palestra durante a 16ª reunião ordinária do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público (CNOMP), nos próximos dias 7 e 8 de março, na Procuradoria Geral de Justiça (PGJ). A apresentação do Controlador acontece às 10 horas do dia 08.

O evento acontece nos Órgãos Colegiados e é organizado pelo procurador de Justiça e ouvidor-geral do MPCE, José Valdo Silva, que, na ocasião, vai tomar posse como presidente nacional do Conselho. A abertura contará com a presença do procurador-geral de Justiça, Ricardo Machado. Na reunião, serão abordadas diversas pautas de interesse do CNOMP e, no dia 7, a professora e jornalista Adísia Sá vai palestrar sobre o tema “Repensando a Ouvidoria”. Ela é fundadora da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO/Secção Ceará).

O procurador de Justiça José Valdo Silva foi eleito presidente do Conselho em novembro do ano passado, durante a 15ª reunião ordinária do CNOMP, ocorrida no Rio de Janeiro. Junto com ele tomarão posse o ouvidor de Roraima, Sales Eurico Melgarejo Freitas, a ouvidora de Minas Gerais, Ruth Lies Scholte Carvalho, e o ouvidor de São Paulo, Fernando José Marques. Os vice-presidentes regionais ainda serão eleitos. A gestão da diretoria segue até março de 2014.

No final do evento também serão inauguradas a sala da Ouvidoria do MPCE e a galeria dos ex-ouvidores da instituição.

Programação:

1º DIA:  07/03

– 9:00: Abertura com participação do procurador-geral de Justiça do Estado do Ceará, Ricardo Machado, do ouvidor-geral do MPCE, José Valdo Silva, e do atual presidente do CNOMP, Luiz Cláudio Varela Coelho.

– 10:00: palestra “Repensando a Ouvidoria” com Adisía Sá.

– Intervalo para almoço

– 14:00: Unificação dos Sistemas de Tecnologia da Informação e Padronização dos Relatórios das Ouvidorias do Ministério Público. Participação: ouvidor nacional e conselheiro do CNOMP, Almino Afonso Fernandes; ouvidor do MP de Goiás e presidente da Comissão, Abraão Junior de Miranda Coelho; secretário de Tecnologia da Informação do CNMP, Waldeck Araújo Jr.; coordenador da Ouvidoria do CNMP, Wilfredo Enrique Pires Pacheco.

– Resolução que estrutura as ouvidorias do MP. Participação do ouvidor nacional, Almino Afonso Fernandes.

– Intervalo para o café.

– Pauta administrativa: aprovação da ata da 15ª reunião ordinária; comunicações da presidência; prestação de contas da gestão 2012-2013; eleição dos vice-presidentes regionais para a gestão 2013-2014; designação de local e data da 17ª reunião ordinária.

– 20:00: Jantar oferecido pela Associação Cearense do Ministério Público (ACMP).

# 2º DIA: 08/03

– 09:00: homenagem aos ouvidores que concluíram seus mandatos durante a gestão 2012/2013 da diretoria do CNOMP, Martha Celina de Oliveira Nunes (PI);  Dr. Claudomiro; Lobato de Miranda (PA); Gianfilippo de Miranda Pianezzola (RJ) e Luciano Chagas (AL).

– 10:00: palestra do secretário estadual da Controladoria e Ouvidoria-Geral do Ceará, João Alves de Melo, com o tema “Controle Social da Gestão Pública”.

– Pauta administrativa: PEC 37, assuntos gerais, encerramento da reunião.

– 13:30: Intervalo para almoço.

– 18:00: Solenidade de posse da nova diretoria do CNOMP. Local: auditório da PGJ. Em seguida, inauguração da sala da Ouvidoria do MPCE e da galeria dos ex-ouvidores da instituição.

– Coquetel

* Com informações da Assessoria de Comunicação da PGJ.

05.03.2013

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação (Kelia.jacome@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Estagiárias: Géssica Saraiva e Rebeca Lôbo