Manual de Obras Públicas e Serviços de Engenharia do Estado – Anexo I: Obras de Edificações

 

 

O Anexo I: Obras de Edificações do Manual de Obras Públicas e Serviços de Engenharia do Estado do Ceará foi elaborado por técnicos da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE). Ele terá papel relevante como instrumento de referência para técnicos e gestores, perseguindo a melhoria constante do processo de gestão das obras de edificações do nosso Estado.

 

O documento está focado nas obras de edificações, abordando os aspectos a serem observados na fiscalização e acompanhamento, desde os serviços preliminares até sua efetiva conclusão, estabelecendo metodologias, critérios, check list, bem como cumprimento de normas técnicas para execução das diversas etapas da obra. Foram abordamos também os procedimentos e rotinas de serviços de conservação do patrimônio estadual.

 

O grande desafio é aperfeiçoar o processo de gestão das obras públicas estaduais, disponibilizando estruturas de edificações para a sociedade, em conformidade com as legislações pertinentes, a um menor custo, com a melhor qualidade e menor prazo possível.