Os serviços de Consultoria são atividades de auditoria interna governamental, fornecidos à Alta Administração do órgão e entidade demandante, com a finalidade de apoiar na implementação e/ou aperfeiçoamento dos seus processos de governança, de gestão de riscos e de controles internos.

 

Conceito da Estrutura Internacional de Práticas Profissionais (Internacional Professional Pratices Framework – IPPF) promulgado pelo Instituto de Auditores Internos (The Institute of Auditors – IIA)

 

Atividade de aconselhamento e serviços relacionados prestados ao cliente, cuja natureza e escopo são acordados com este e se destinam a adicionar valor e a aperfeiçoar os processos de governança, gerenciamento de riscos e controles da organização, sem que o auditor interno assuma qualquer responsabilidade que seja da administração.

 

Tipos de Consultoria

 

Vale registrar que os tipos de consultoria podem ser executados de forma individual ou conjugados.

 

Assessoramento/Aconselhamento

 
– Proposição de orientações em resposta a questões formuladas pela gestão para aperfeiçoamento dos processos de governança, de gestão de riscos e de controles internos relativos a temas estratégicos da organização.
 
– Não se destina a responder questionamentos que ensejam pedidos de autorização ou de aprovação, tais como “posso fazer?” e “sim ou não?”, pois a tomada de decisão cabe exclusivamente ao gestor. Devendo esse tipo de consultoria ser mais uma fonte de informações a subsidiar sua decisão.
 
– É o tipo de consultoria que mais se aproxima dos trabalhos de avaliação. Enquanto a avaliação busca orientar a unidade demandante quanto ao “QUE FAZER”. Na consultoria objetiva-se a auxiliar a unidade demandante no “COMO FAZER”, sem que os auditores assumam responsabilidade da gestão.
 

Exemplos: