Os serviços de Consultoria são atividades de auditoria interna governamental, fornecidos à Alta Administração do órgão e entidade demandante, com a finalidade de apoiar na implementação e/ou aperfeiçoamento dos seus processos de governança, de gestão de riscos e de controles internos.
Conceito da Estrutura Internacional de Práticas Profissionais (Internacional Professional Pratices Framework – IPPF) promulgado pelo Instituto de Auditores Internos (The Institute of Auditors – IIA)
Atividade de aconselhamento e serviços relacionados prestados ao cliente, cuja natureza e escopo são acordados com este e se destinam a adicionar valor e a aperfeiçoar os processos de governança, gerenciamento de riscos e controles da organização, sem que o auditor interno assuma qualquer responsabilidade que seja da administração.
Tipos de Consultoria
Vale registrar que os tipos de consultoria podem ser executados de forma individual ou conjugados.
Assessoramento/Aconselhamento
– Proposição de orientações em resposta a questões formuladas pela gestão para aperfeiçoamento dos processos de governança, de gestão de riscos e de controles internos relativos a temas estratégicos da organização.
– Não se destina a responder questionamentos que ensejam pedidos de autorização ou de aprovação, tais como “posso fazer?” e “sim ou não?”, pois a tomada de decisão cabe exclusivamente ao gestor. Devendo esse tipo de consultoria ser mais uma fonte de informações a subsidiar sua decisão.
– É o tipo de consultoria que mais se aproxima dos trabalhos de avaliação. Enquanto a avaliação busca orientar a unidade demandante quanto ao “QUE FAZER”. Na consultoria objetiva-se a auxiliar a unidade demandante no “COMO FAZER”, sem que os auditores assumam responsabilidade da gestão.
Exemplos:
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- Desenho de políticas públicas;
- Aprimoramento do processo de governança organizacional;
- Gerenciamento de riscos corporativos e controles internos;
- Gestão de mudanças;
- Melhoria da eficiência e da segurança em processos de trabalho;
Treinamento
– Decorre da identificação de oportunidades ou necessidades de melhoria em processos relacionados à governança, gerenciamento de riscos e controles internos.
– Consiste na realização de ações de capacitação dos gestores em temas de domínio dos auditores, quais sejam governança, gerenciamento de riscos e controles internos.
Facilitação
– Apoiar, mediar ou coordenar discussões relacionadas à implementação ou aperfeiçoamento dos processos de governança, gerenciamento de riscos e controles internos
Exemplos:
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- Mediar o processo de de avaliação de riscos;
- Apoiar a autoavaliação de governança e de controles internos;
Fonte: Manual de Orientações Técnicas da Atividade de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo Estadual do Ceará, publicação Orientação Prática de Serviços de Auditoria Interna da Controladoria-Geral da União (CGU) e Manual de Consultoria do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Como solicitar
A demanda deve ser subscrita pelo titular do órgão/entidade demandante e encaminhada via processo no Suíte, conforme modelo no link a seguir:
Objeto de Consultoria
Assuntos estratégicos da gestão relacionados às temáticas de governança, de gestão de riscos e de controles internos do órgão/entidade.
O serviço de consultoria não se destina em nenhuma hipótese a casos concretos, a fim de se evitar qualquer ingerência nas atividades típicas de gestão. Dessa forma, o serviço de consultoria se destina a busca de propostas de soluções em termos abstratos.
Consultoria em Gestão de Risco
Refere-se ao auxílio para implementação da gestão de risco nos órgãos e entidades, conforme fluxo lúdico simplificado a seguir:
- Apoiar a autoavaliação de governança e de controles internos;
- Mediar o processo de de avaliação de riscos;
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- Melhoria da eficiência e da segurança em processos de trabalho;
- Gestão de mudanças;
- Gerenciamento de riscos corporativos e controles internos;
- Aprimoramento do processo de governança organizacional;
- Desenho de políticas públicas;