CGE vai implantar o programa ISO 9001

2 de dezembro de 2009 - 03:00

O objetivo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade é melhorar ainda mais, e padronizar, o atendimento aos clientes da CGE.

Representantes dos mais variados setores da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) estão se preparando para implantação do Sistema de Gestão da Qualidade NBR ISO 9001. Eles já participaram de uma palestra motivacional com o objetivo de melhorar ainda mais, e padronizar, o atendimento aos clientes da CGE, que são os gestores de entidades e órgãos públicos que compõem a estrutura governamental do Estado do Ceará. O treinamento está sendo ministrado pelo diretor da RS2 Consultoria, Romeu Soares de Alencar, de Recife (PE). Através de sistema audiovisual, bem como a aplicação de testes, ele fez uma avaliação de como estava o conhecimento do grupo em relação ao programa ISO 9001, bem como ao trabalho propriamente dito.

Ao longo dos próximos oito meses acontecerão outras palestras e cursos objetivando sensibilizar a todos os servidores da CGE sobre esse novo sistema de gestão, que será colocado em prática neste órgão do Governo do Estado. De acordo com o consultor que está realizando as palestras e entrevistas, tudo visa à certificação da CGE no próximo ano. “O objetivo é que após a auditoria realizada pela empresa certificadora acreditada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) que, se tudo estiver de acordo com a Norma ISO 9001, ela emita o certificado para a CGE, que tem reconhecimento internacional”, disse Romeu Alencar.

Os principais critérios para que a certificação seja emitida é a melhoria contínua dos serviços e processos; foco no cliente; visão da entidade como um sistema de gestão; liderança; abordagem de processos; agilidade na prestação de serviços, e a abordagem factual na tomada de decisões. “Teremos, nos próximos oito meses, pelo menos outros três ou quatro treinamentos com as equipes da CGE e o Comitê da Qualidade, que terá reuniões permanentes até a certificação. E, posteriormente, ficará responsável pela manutenção do sistema implantado”, completou o diretor da RS2 Consultoria.