Contas Abertas destaca melhoria do Portal da Transparência do Ceará

15 de novembro de 2010 - 03:00

A reportagem ‘Estados melhoram portais de transparência’, dedica 90% de seu texto às melhorias que a equipe da CGE implantou no Portal.

As novidades implementadas no Portal da Transparência do Governo do  Estado do Ceará (www.transparencia.ce.gov.br) ocupam local de  destaque no noticiário do site da Organização Não Governamental  (ONG) Contas Abertas –www.contasabertas.org.br -, deste mês. Isso porque a reportagem intitulada ‘Estados melhoram portais de transparência’, dedica 90% de seu texto para falar sobre as melhorias que a equipe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) – através da Coordenadoria de Acompanhamento  da Gestão (Cages) e da Célula de Tecnologia da Informação e da  Comunicação (Cetic) -, implantou no Portal da Transparência do Ceará.
O repórter do site asseverou que outros três portais – dos estados  de São Paulo e
Pernambuco, além do Governo Federal -, também  apresentaram evoluções. Mas o grande destaque da reportagem foi o portal cearense. “Dentre as inovações apresentadas pelo estado do Ceará, destacam-se a inclusão da consulta detalhada por notas de  empenho onde, segundo a equipe do portal, é possível identificar todas as informações da classificação institucional, funcional, programática e econômica da despesa”, disse.
Ele lembrou ainda que os usuários também poderão acompanhar de forma mais próxima o histórico da destinação dos dispêndios efetuados, e oferecidas  várias opções de pesquisa, como as por período, credor, órgão, CNPJ, dentre outras.
A reportagem destaca a página oficial do site cearense e que, após a  divulgação da
avaliação dos estados realizada pela ONG Contas Abertas, o controlador e ouvidor Geral do Estado, Aloísio Carvalho, fez uma visita à sede do site, em Brasília (DF), afirmando que o estado disputaria o primeiro lugar no próximo ranking do Índice de 
Transparência. E a equipe da CGE continua trabalhando de maneira  ininterrupta, no
sentido de melhorar ainda mais os níveis de  navegabilidade e interatividade com os
usuários, visando ocupar uma posição de destaque na próxima avaliação do Índice de Transparência que a ONG deverá realizar em breve.