EnglishFrenchPortugueseSpanish
EnglishFrenchPortugueseSpanish

IV EECI é considerado um sucesso

17 de novembro de 2010 - 03:00

O evento ocorreu no Hotel Oásis Atlântico e teve como tema ‘O papel do controle interno no combate à corrupção’.

 O IV Encontro Estadual de Controle Interno (IV EECI), promovido pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), contou com a participação de 85 gestores e representantes dos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, bem como alguns convidados do Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Justiça, dentre outros. O evento, considerado um sucesso, ocorreu no Hotel Oásis Atlântico, e teve como tema ‘O papel do controle interno no combate à corrupção’. O objetivo principal foi demonstrar a importância do trabalho realizado pelos auditores de controle interno na prevenção de desvios de conduta ou ações equivocadas por parte dos gestores, que venham a causar prejuízos à administração.

Após a abertura do evento, realizado pela controladora e ouvidora Geral Adjunta, Silvia Correia, os presentes puderam assistir a quatro palestras que foram bastante elogiadas pelos presentes. A professora Marília Muricy Machado Pinto, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), falou sobre ‘Ética e Moralidade Pública no Brasil’; já o chefe da Controladoria Geral da União no Ceará (CGU/CE), Alberto Oliveira, apresentou o tema ‘Capacitação de gestores públicos como forma de fortalecer o controle preventivo’.

Na sequência, a diretora geral de Controle da Controladoria Geral do Estado de Pernambuco (CGE-PE), Cláudia Correia de Araújo Santana realizou a exposição sobre ‘As macrofunções do controle interno do setor público, Auditoria Governamental, Controladoria, Corregedoria e Ouvidoria’. O evento foi encerrado pelo Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), Luís Alexandre Albuquerque Figueiredo de Paula Pessoa, que falou sobre a ‘Atuação do Instituto Plácido Castelo’.

Todos os participantes acharam muito proveitoso o dia dedicado ao debate sobre o papel do controle interno na prevenção de um dos maiores males que afligem a sociedade moderna, a corrupção.