CGE realiza curso de Indicadores Gerenciais da Qualidade

19 de junho de 2012 - 19:30

Curso tem início nesta terça-feira (19) e visa proporcionar aos participantes conhecimentos em elaboração de indicadores gerencias da qualidade

 

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) realiza, a partir desta terça-feira (19), o Curso de Indicadores Gerenciais da Qualidade. A capacitação visa proporcionar aos participantes conhecimentos em elaboração de indicadores gerencias da qualidade, avaliando o atendimento aos requisitos da norma ISO 9001, monitorando e consolidando a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da CGE. O treinamento dá sequência à capacitação iniciada na semana passada, quando foi realizado o Curso de Auditoria Interna da Qualidade.

A Controladora e Ouvidora Geral Adjunta e presidente do SGQ, Silvia Correia, esteve na abertura do treinamento e contextualizou os presentes sobre a importância da capacitação dentro do SGQ. “A maioria de nós vem participando das atividades do Sistema de gestão da Qualidade, desde dezembro de 2009, quando teve início seu processo de implantação. Nós sabemos do desafio que é o monitoramento das rotinas e processos, e da dificuldade de se medir os indicadores. Por isso, esse treinamento é tão importante para nós”, afirmou.

No curso, serão abordadas as categorias dos indicadores, propriedades de um bom indicador, o perigo dos indicadores inconsistentes, exemplos práticos de indicadores, como implantar os indicadores gerenciais, o conceito de processo, eficácia e eficiência, tipos de indicadores, indicadores da qualidade, as etapas da construção de um indicador e as características de um bom indicador. O professor Luis Fernando Mattos, da MaxConsult, comentou sobre o conteúdo abordado no treinamento. “No curso iremos trabalhar com uma ferramenta e o método de como melhorar o resultado”, disse.

A capacitação, que é realizada na Escola de Gestão Pública (EGP), segue até sexta-feira (22), de 08h às 12h, com 16 horas/aula.


19.06.12

Assessoria de Comunicação da CGE

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação (kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Estagiárias: Damaris Magalhães e Géssica Saraiva

Twitter: @ComunicacaoCGE