CGE apresenta experiência com Modelo IA-CM para técnicos da COGERH

22 de outubro de 2021 - 13:25

A metodologia está sendo implantada pela CGE para otimizar os resultados das atividades de auditoria interna do órgão

A equipe da Coordenadoria de Auditoria Interna da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) esteve reunida, nesta sexta-feira (22), com o corpo técnico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) para apresentar a experiência do órgão central de controle interno do estado na implantação do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM).

A metodologia IA-CM busca possibilitar a identificação dos elementos necessários para o desenvolvimento de uma auditoria interna efetiva no setor público, elevando o grau de maturidade da atividade de auditoria interna.

“A partir do Plano de Ação resultante da autoavaliação no modelo, a CGE executou várias ações ao longo de 2021, como a definição de projetos estratégicos relacionados ao fortalecimento da Auditoria Interna, a elaboração do Plano de Auditoria baseado em riscos, o redesenho do processo de Auditoria Interna com abordagem em riscos, a adoção de modelos de produtos estruturados, melhorias no sistema de monitoramento, dentre outras”, destacou a coordenadora de Auditoria Interna da CGE, Ana Luiza Cruz.

A CGE vem executando outras ações ligadas à implantação do modelo, como a adoção de Referencial Técnico da Atividade de Auditoria Interna e Manual de Auditoria Interna, bem como o desenvolvimento do Sistema de Auditoria Interna. Estão previstas, ainda, capacitações sobre Gestão de Riscos, Governança, Controles Internos, dentre outras. Tudo isso visando otimizar a atividade de auditoria interna.

O que é o IA-CM?

O Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) para o setor público é uma metodologia internacionalmente reconhecida que visa possibilitar a identificação dos elementos necessários para uma auditoria interna efetiva, de modo a fornecer um plano sequencial, lógico e evolutivo para o desenvolvimento da auditoria.

O IA-CM é atualmente a ferramenta estratégica recomendada aos membros do Conselho Nacional de Controle (Conaci), com o objetivo de fortalecer a atividade de auditoria interna governamental no Brasil, mediante a parceria instituída desde 2014 entre o Conaci e o Banco Mundial (World Bank).