CGE avança para o nível 2 no processo de implementação do Modelo IA-CM pelo Conaci

12 de março de 2024 - 14:27 # # #

Na manhã desta terça-feira (12), a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado obteve avaliação positiva da equipe de auditoria externa do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), para a verificação da implementação do nível 2 do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) do órgão. Com o resultado, a CGE avança para o nível 2 do Modelo, se tornando a única instituição pública do estado do Ceará a atuar na categoria.

A auditoria externa foi realizada, na última segunda (11) e nesta terça-feira (12), por profissionais que atuam representando órgãos membros do Conaci: Isadora Castelli, auditora da Controladoria-Geral do Estado de Santa Catarina (CGE-SC), Luciana Cássia Nogueira, Auditora da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG).


A coordenadora de Auditoria Interna da CGE, Ana Luiza Cruz, destacou a importância do resultado para as atividades do órgão. O alcance do nível dois no modelo é um reconhecimento para o trabalho que vem sendo desenvolvido pela auditoria interna, focada em apoiar os órgãos e entidades no atingimento dos seus objetivos institucionais, de forma a entregar melhores produtos e serviços à sociedade cearense.

O Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) é uma metodologia internacionalmente reconhecida que visa possibilitar a identificação dos elementos necessários para uma auditoria interna efetiva, de modo a fornecer um plano sequencial, lógico e evolutivo para o desenvolvimento da auditoria. Sua atuação acontece distribuída em cinco níveis de maturidade. No setor público, a expectativa é que os órgãos e entidades alcancem, como categoria máxima de atuação, o nível 3.


Na CGE, a implementação do Modelo foi iniciada no ano de 2020 pela Coordenadoria de Auditoria Interna, tendo como responsáveis pela implementação a coordenadora Ana Luiza Cruz, a articuladora Emiliana Leite e o orientador da Célula, Wescley Silva.