CGE apresenta experiência com o IA-CM para técnicas da CGM Fortaleza

15 de fevereiro de 2022 - 17:02

A metodologia está sendo implantada pela CGE para otimizar os resultados das atividades de auditoria interna do órgão 

Auditoras da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) estiveram reunidas, nesta terça-feira (15), com técnicas da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza (CGM Fortaleza). O encontro teve como objetivo apresentar a experiência do órgão central de controle interno do Estado na implantação do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM).

A coordenadora de Auditoria Interna da CGE, Ana Luiza Cruz, falou sobre a motivação para a implementação do modelo. “A metodologia busca identificar os elementos necessários para o desenvolvimento de uma auditoria interna efetiva no setor público, elevando o grau de maturidade da atividade de auditoria interna, com isso, fortalecemos a atuação da auditoria interna, possibilitando a entrega de serviços que agregam cada vez mais valor.”

Participaram da reunião, a coordenadora de Auditoria Interna da CGE, Ana Luiza Cruz, e a articuladora, Emiliana Leite. Representando a CGM Fortaleza, estiveram presentes a coordenadora de Auditoria Interna, Mônica Ribeiro, a articuladora, Emanuela Feitosa, e a gerente da Célula de Auditorias Preventivas, Camila Rios.

O que é o IA-CM?

O Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) para o setor público é uma metodologia internacionalmente reconhecida que visa possibilitar a identificação dos elementos necessários para uma auditoria interna efetiva, de modo a fornecer um plano sequencial, lógico e evolutivo para o desenvolvimento da auditoria.

A CGE vem executando uma série de ações ligadas à implantação do modelo, como a adoção de Referencial Técnico da Atividade de Auditoria Interna e Manual de Auditoria Interna, bem como o desenvolvimento do Sistema de Auditoria Interna. Estão previstas, ainda, capacitações sobre Gestão de Riscos, Governança, Controles Internos, dentre outras. Tudo isso visando otimizar a atividade de auditoria interna governamental.