Auditoria Interna Governamental é uma atividade independente e objetiva de avaliação e de consultoria, estruturada para agregar valor e aprimorar as operações dos órgãos e entidades do Poder Executivo, auxiliando-os na consecução de seus objetivos, a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de governança, gerenciamento de riscos, incluindo controles internos da gestão.  (Art. 14 da Lei Estadual nº 18.310/2023).

 

A partir do fornecimento de serviços de avaliação e consultoria aos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, a atividade de auditoria interna contribui para o atingimento dos objetivos institucionais da organização e o aprimoramento da gestão pública, resultando na melhoria dos serviços e produtos entregues à sociedade.

 

No âmbito do Poder Executivo Estadual a atividade de Auditoria Interna Governamental deve ser realizada em conformidade com o Referencial Técnico da Atividade de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo Estadual, que estabelece os requisitos fundamentais para a prática profissional e para a avaliação do desempenho da atividade de auditoria interna governamental.

 

Além das atividades de auditoria, outros trabalhos como assessoramento e suporte às Assessorias de Controle Interno e Ouvidoria dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual são realizados pela Coordenadoria de Auditoria Interna, a exemplo de capacitações, treinamentos, desenvolvimento de programas de controle, checklists e trilhas de auditoria.

 

Propósito / Missão

A atividade de Auditoria Interna Governamental tem como propósito aumentar e proteger o valor dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, a partir do fornecimento de serviços de avaliação e de consultoria baseados em risco, de forma a contribuir com o aprimoramento da gestão pública, resultando na melhoria dos serviços e produtos entregues à sociedade.

 

Princípios e Valores Éticos fundamentais

Conforme o Código de Ética do Auditor de Controle Interno da CGE, são esperadas dos Auditores de Controle Interno a aplicação e a defesa, dentre outros, dos seguintes princípios e valores fundamentais na sua atuação: