O Plano de Auditoria Interna é um instrumento gerencial, elaborado pela Coordenadoria de Auditoria Interna, direcionador das atividades a serem realizadas pela Coordenadoria de Auditoria Interna em um determinado período de tempo, alinhado às diretrizes estratégicas da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado.
Esse planejamento contém as auditorias baseadas em fatores de risco e na consulta aos stakeholders, bem como na agregação de valor à gestão pública, com vista a selecionar trabalhos de auditoria mais relevantes para o governo e a sociedade, e tornar o processo de auditoria mais transparente. Além dessas, integram o referido plano as atividades para cumprimento de determinações mandatórias e as atividades decorrentes das demais atribuições da Coordenadoria.
No planejamento estão consolidados os levantamentos da força de trabalho da Coordenadoria de Auditoria Interna, da carga horária para as capacitações dos auditores a serem realizadas no período, dos custos para a realização das atividades a serem realizadas, dos riscos que podem prejudicar a execução do plano, bem como das medidas mitigatórias para alcançar o seu objetivo.