CGE agiliza sistema de busca no Portal da Transparência

10 de março de 2008 - 03:00

Usuário agora dispõe de mais uma opção de busca, por objeto, que pode ser utilizada individualmente ou em conjunto

Com o objetivo de dar maior agilidade aos procedimentos de busca por  parte da população, através do Portal da Transparência, foi criada  uma opção a mais, que filtra melhor a informação nas pesquisas de  contratos e convênios celebrados pelo Governo do Estado. A nova  possibilidade de busca foi implantada semana passada e permite uma economia significativa de tempo para o usuário, no momento que ele  necessitar, ou desejar, verificar como a administração estadual está investindo os recursos públicos.Dependendo da secretaria que a pessoa quiser pesquisar os contratos  ou convênios, através dessa simples modificação implementada, poderá encontrar o resultado em poucos minutos, de modo rápido e objetivo. “Dessa forma, o usuário localiza rapidamente a informação desejada, podendo realizar a pesquisa por Secretaria, empresa/instituição Contratada/Convenente ou Objeto, individualmente ou em conjunto”, asseverou Marcelo de Sousa Monteiro, da Coordenadoria de Ações  Estratégicas. Antes dessa alteração realizada pelos técnicos da Célula de  Tecnologia da Informação, da Controladoria e Ouvidoria Geral do  Estado (CGE), a pessoa que não soubesse informar o nome da empresa contratada ou convenente, chegava a gastar mais de uma hora para realizar a busca. Isso porque o sistema só disponibilizava duas alternativas: por Secretaria ou por Contratada/Convenente, limitando  a velocidade de busca no sistema do Portal. A partir da referida  alteração, o usuário tem mais uma opção para filtrar melhor esta  procura por aquilo que deseja verificar: foi disponibilizada a opção Objeto. Com isso, mesmo que a pessoa não saiba a empresa ou instituição com a qual o Governo do Estado firmou o contrato ou convênio, através do objeto (rodovias, por exemplo), pode obter o resultado rapidamente, sem nenhuma complicação.Este tipo de ação faz parte da metodologia de trabalho que está  sendo implantada na CGE pelo controlador e ouvidor Geral, Aloísio  Barbosa de Carvalho Neto, sempre objetivando oferecer total transparência às ações do Governo do Estado. Além do Portal da  Transparência, a CGE possui outra importante ferramenta que está à  disposição dos cidadãos e cidadãs cearenses. Trata-se da Central de  Atendimento 155, da Ouvidoria, através do qual a pessoa pode ligar gratuitamente e fazer suas denúncias, reclamações, sugestões ou elogios ao trabalho da administração estadual.