CGE agiliza sistema de busca no Portal da Transparência
10 de março de 2008 - 03:00
Usuário agora dispõe de mais uma opção de busca, por objeto, que pode ser utilizada individualmente ou em conjunto
Com o objetivo de dar maior agilidade aos procedimentos de busca por parte da população, através do Portal da Transparência, foi criada uma opção a mais, que filtra melhor a informação nas pesquisas de contratos e convênios celebrados pelo Governo do Estado. A nova possibilidade de busca foi implantada semana passada e permite uma economia significativa de tempo para o usuário, no momento que ele necessitar, ou desejar, verificar como a administração estadual está investindo os recursos públicos.Dependendo da secretaria que a pessoa quiser pesquisar os contratos ou convênios, através dessa simples modificação implementada, poderá encontrar o resultado em poucos minutos, de modo rápido e objetivo. “Dessa forma, o usuário localiza rapidamente a informação desejada, podendo realizar a pesquisa por Secretaria, empresa/instituição Contratada/Convenente ou Objeto, individualmente ou em conjunto”, asseverou Marcelo de Sousa Monteiro, da Coordenadoria de Ações Estratégicas. Antes dessa alteração realizada pelos técnicos da Célula de Tecnologia da Informação, da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), a pessoa que não soubesse informar o nome da empresa contratada ou convenente, chegava a gastar mais de uma hora para realizar a busca. Isso porque o sistema só disponibilizava duas alternativas: por Secretaria ou por Contratada/Convenente, limitando a velocidade de busca no sistema do Portal. A partir da referida alteração, o usuário tem mais uma opção para filtrar melhor esta procura por aquilo que deseja verificar: foi disponibilizada a opção Objeto. Com isso, mesmo que a pessoa não saiba a empresa ou instituição com a qual o Governo do Estado firmou o contrato ou convênio, através do objeto (rodovias, por exemplo), pode obter o resultado rapidamente, sem nenhuma complicação.Este tipo de ação faz parte da metodologia de trabalho que está sendo implantada na CGE pelo controlador e ouvidor Geral, Aloísio Barbosa de Carvalho Neto, sempre objetivando oferecer total transparência às ações do Governo do Estado. Além do Portal da Transparência, a CGE possui outra importante ferramenta que está à disposição dos cidadãos e cidadãs cearenses. Trata-se da Central de Atendimento 155, da Ouvidoria, através do qual a pessoa pode ligar gratuitamente e fazer suas denúncias, reclamações, sugestões ou elogios ao trabalho da administração estadual.