SECON Implanta Auditoria Preventiva

29 de setembro de 2008 - 03:00

SECON Implanta Auditoria Preventiva

Dando continuidade aos trabalhos com foco na prevenção e mitigação de riscos, iniciados em maio/2007, a SECON realizou três reuniões do Fórum Permanente de Auditoria Preventiva em 2008, tratando da “Prestação de Contas Anual de 2007”, da “Gestão de Riscos” e da mudança na sistemática de convênios de receita da União, por meio do “Portal de Convênios – SICONV”, nos meses de março, agosto e setembro de 2008, respectivamente. Além disso, o Decreto Estadual n.° 29.388, de 27/08/08, instituiu a Auditoria Preventiva com Foco em Riscos, com o objetivo de regulamentar a aplicação do Plano de Ação para Sanar Fragilidades – PASF, ferramenta criada no bojo do projeto, para que os órgãos e entidades desenvolvam as ações necessárias à mitigação dos riscos detectados em decorrência das atividades da SECON nas áreas de Auditoria, Controle Interno e Ouvidoria. A meta da Coordenadoria de Auditoria para o segundo semestre de 2008 é aplicar o PASF nos 18 (dezoito) primeiros órgãos e entidades classificados nas faixas de alto e médio risco da Matriz de Risco desenvolvida para classificar o nível de risco das unidades auditáveis. As atividades relativas ao PASF estão em andamento na SESA, SEDUC, SRH, DER, CIDADES e SEINFRA e, na seqüência, serão contempladas a STDS, SDA, SEFAZ, SSPDS, FUNECE e SETUR, com a expectativa de que o trabalho seja concluído, ainda no segundo semestre, com a aplicação do Plano no DETRAN, PM, SEMACE, URCA, SEJUS e SECULT.