Assembléia homenageia auditores do controle interno em audiência

20 de novembro de 2008 - 03:00

A Assembléia Legislativa realizou na tarde desta quinta-feira (20/11), no Plenário 13 de Maio, audiência pública em comemoração ao Dia Estadual do Auditor de Controle Interno, previsto em projeto de lei de autoria do líder do PCdoB, deputado Lula Morais, que ainda se encontra em tramitação. A audiência foi solicitada pelo próprio Lula.

O parlamentar salientou que a data já esta sendo comemorada mesmo antes da avaliação do seu projeto de lei pelas comissões técnicas da Casa. Para ele “o papel da controladoria é um avanço do ponto de vista da busca da transparência pelo serviço público. Entendo que ela age como anjo da guarda, acompanha as ações do serviço público, fiscaliza, corrige e condena quando é preciso”.

O secretário da Controladoria e Ouvidoria Geral do Ceará, Aloísio Carvalho, ressaltou que aqueles que trabalham para controlar os gastos são tão nobres quanto os que arrecadam. E afirmou que sua intenção à frente da Controladoria do Estado é dar apoio para que esse profissionais tenham um patamar salarial mínimo satisfatório para desempenharem melhor ainda o seu papel.

Um dos homenageados, Ítalo José, presidente da Associação dos Auditores de Controle Interno do Estado do Ceará, agradeceu à Assembléia e salientou que o evento valoriza a carreira de auditor interno. Na avaliação dele, “entra governo e sai governo e o corpo técnico realiza atividades com competência e transparência”. Ítalo aproveitou pra fazer um apelo aos deputados, para que incentivem as controladorias municipais, pois, segundo ele, o Interior precisa solidificar o sistema de controle interno como um todo.

O líder do Governo do Estado na Assembléia, deputado Nelson Martins (PT), também salientou a necessidade de todos os municípios possuírem sua controladoria interna. Para Nelson, “a atuação desses profissionais ajuda as gestões a economizarem e evita o desperdício de dinheiro público”. Outra participante da audiência foi a conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Soraya Victor, que parabenizou a Casa pela “grande iniciativa em homenagem à categoria”.

Além de Aloísio Carvalho e Ítalo José, também foram homenageados com placas comemorativas da Casa o presidente da União dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle do Estado do Ceará (Unacon), Lino de Oliveira Gonçalves; o chefe da Controladoria Geral da União no Estado (CGU), Alberto Oliveira da Silva; e o secretário da Controladoria Geral do Município de Fortaleza (CGM), Geraldo Accioly.