Colaboradores da CGE proferem palestra sobre o S2GPR

14 de maio de 2009 - 03:00

Objetivo foi repassar os conhecimentos obtidos sobre a ferramenta que une vários componentes de desenvolvimento de um sistema.

Os analistas de sistemas Rafael Benevides e Marcelo Bento, que atuam na Célula de Tecnologia da Informação (Cetic) da Coordenadoria de Ações Estratégicas (Caest), proferiram uma palestra na última terça-feira para os demais analistas e programadores da Cetic. O objetivo foi repassar os conhecimentos obtidos no treinamento em serviço sobre a ferramenta que une vários componentes de desenvolvimento de um sistema (framework), realizado na Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), para utilização no Sistema de Gestão Governamental por Resultados (S2GPR).

O projeto S2GPR está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado visando unificar os sistemas de informações existentes, nos vários órgãos que compõem a sua estrutura organizacional, fazendo com que eles possam interagir entre si. Hoje, há vários softwares diferentes em utilização, sendo necessária a intervenção de um técnico para checar os dados e unificar as informações. Com o S2GPR os programas vão se comunicar, formando uma base única de dados.

Os principais objetivos do S2GPR são:
Migração de plataforma – migração para plataforma baixa, diminuindo custos de servidores;
Software livre – substituição de soluções proprietárias por software livre, reduzindo custos de licenças e tornando a solução independente;
Solução Web – acessibilidade através de interface Web;
Modernização de processos – modernização através da reengenharia de processo de negócio dos sistemas atuais;
Automação de processos – automação de processos que dependem hoje da intervenção humana direta;
Integração de dados – promover a integração de dados entre sistemas do Estado ou externos;
Certificação digital – utilização de certificados digitais para autenticação e assinatura digital.

Através do treinamento realizado pelos dois analistas da Cetic na Etice, eles aprenderam como configurar o ambiente de desenvolvimento da CGE, utilizando esta nova ferramenta. O projeto S2GPR é comandado pelo Centro de Gestão e Desenvolvimento Tecnológico (CGDT).