Convênio com Tribunais de Contas permitirá mais eficiência

5 de junho de 2009 - 03:00

Na ocasião, o governador sancionou a lei do Plano de Cargos e Carreiras dos servidores do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e nomeou três auditores da referida corte.

O governador Cid Gomes consolidou nesta sexta-feira (5), uma ação inédita na área de auditoria do Estado. Foi assinado hoje, no Palácio Iracema, um acordo do cooperação entre o Executivo e os Tribunais de Contas e do Estado e dos Municípios. Na ocasião, o governador sancionou a lei do Plano de Cargos e Carreiras dos servidores do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e nomeou três auditores da referida corte.
De acordo com Cid Gomes, a ação demonstra o respeito que o Estado tem com as cortes de contas do Estado. “Não vou medir esforços para dá melhores condições para que esses órgãos possam cumprir com mais eficiência a tarefa de zelar pelo serviço público”, resumiu.

Segundo o secretário da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, Aloísio Carvalho, o acordo além de materializar uma cooperação técnica entre os órgãos, vai possibilitar o desenvolvimento de novas técnicas e ferramentas de trabalho. “Nosso objetivo é aperfeiçoar o controle interno e externo no nosso Estado”, justificou. Aloísio destacou ainda algumas iniciativas já adotadas pela Secretaria da Controladoria e Ouvidoria Geral (Secon). “A criação da Central de Ouvidoria de Canindé, criação do Sistema de Ouvidoria na web (SOU), lançamento do portal da transparência são iniciativas ousadas que já adotamos aqui no nosso Estado”, acrescentou.

Para o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, conselheiro Ernesto Sabóia, essa articulação entre o Governo e o controle externo demonstra o cuidado dos gestores, com o público. Na avaliação de Saboya, iniciativas como essas devem ser estendidas para os municípios do interior. “Com essa troca de experiências todo o serviço público vai ganhar”, finaliza.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Priscila Teixeira (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 3101.6247)