Prestação de serviços mais eficaz

20 de julho de 2009 - 03:00

Célula de Gestão articula a rede de ouvidores

A nova Célula de Gestão da Rede de Ouvidorias foi criada com a publicação do Decreto Nº 29.730, de 07 de maio de 2009, que alterou a estrutura organizacional da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE). Ela compõe a Coordenadoria de Gestão de Ouvidoria e sua atividade principal é articular toda a estruturação interna da Rede de Ouvidores. A equipe desta nova célula fará os levantamentos necessários para o funcionamento, com excelência, do trabalho desenvolvido pelos ouvidores, através de um amplo acompanhamento, monitoramento e avaliação das atividades desenvolvidas pelas Ouvidorias Setoriais. A realização de encontros, seminários, reuniões e cursos de capacitação, é outra de suas principais missões.

Os ‘clientes’ principais da Célula de Gestão de Rede de Ouvidorias são os mais variados órgãos da estrutura governamental do Estado do Ceará.

Mas através de seu amplo trabalho, os resultados poderão atingir também à comunidade cearense como um todo. Só para citar um exemplo, foi principalmente através das demandas recebidas pela Ouvidoria da Secretaria da Saúde, segundo a ouvidora Ana Paula, que o Governo do Estado decidiu realizar o projeto das Policlínicas, visando desafogar o atendimento em hospitais de grande porte, como o Instituto José Frota, em Fortaleza. Com a criação dessas unidades de saúde, os atendimentos considerados simples, e até outros mais complexos, além de determinados tipos de exames, são realizados dentro do próprio município, evitando o deslocamento de pacientes para a Capital ou outras cidades maiores da região.

Cabe aos integrantes desta nova célula, ainda, fazer um levantamento completo e um acompanhamento periódico, fornecendo dados estatísticos para a elaboração de relatórios gerenciais dos atendimentos realizados pelas Ouvidorias Setoriais. Com isso o trabalho da CGE será facilitado e o desempenho de seus integrantes terá uma melhoria significativa, garantindo assim uma prestação de serviços cada vez mais eficaz aos demais órgãos de Governo do Estado, bem como à população cearense.