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A Ouvidoria e o cidadão

10 de agosto de 2009 - 03:00

Telefone 155 está à disposição para atender a denúncias, sugestões, elogios e reclamações.

A Central de Atendimento Telefônico da Ouvidoria Geral, que atende  pelo número 155, é o principal canal de relacionamento entre a sociedade e o governo cearense. Através dela os cidadãos expressam suas críticas, denúncias, bem como realizam solicitações, elogios e  sugestões. É um instrumento simples e eficiente para atender às  demandas nos mais variados segmentos do serviço público estadual. A Central funciona de segunda a sexta-feira, de 8 às 20 horas. Os  cidadãos-usuários também podem fazer, em qualquer dia e horário, suas manifestações pelo site www.ouvidoria155.ce.gov.br ou buscar atendimento presencial nas Casas do Cidadão dos shoppings Benfica e Diogo de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas.

Ao receber a demanda, os atendentes ou o sistema repassam automaticamente ao manifestante, um número de protocolo e senha, para que o mesmo possa acompanhar o encaminhamento de sua demanda ao realizar novo contato com a Central 155 ou pela internet. Somente no ano  passado a Ouvidoria Geral registrou cerca de 120.000 atendimentos, com maiores demandas de informações, críticas e denúncias. Neste  ano, até o fim do primeiro semestre, já foram registrados no Sistema de Ouvidoria – SOU cerca de 43.000 atendimentos, com maiores demandas de informações, solicitações, denúncias e reclamações.
Trata-se de um canal disponibilizado ao cidadão, e deve ser utilizado com coerência e responsabilidade para que obtenhamos continuamente melhores resultados. “Um instrumento para que os cidadãos e cidadãs cearenses se façam ouvir”, explicou o ouvidor Geral do Estado, Aloísio Carvalho. Os serviços prestados pela  Ouvidoria geraram inúmeros procedimentos de apuração e melhoramentos de funcionamento nos mais variados órgãos que compõem a estrutura organizacional do Governo do Estado. A Central 155 conta com Sistema Hicorder, que realiza a gravação das ligações, visando  monitorar o desempenho dos atendentes, bem como dirimir dúvidas que possam surgir.