Titular da CGE fala sobre Ouvidoria e Controle Interno

8 de setembro de 2009 - 03:00

Em entrevista no programa Encontro Marcado com Egídio Serpa, o controlador e ouvidor Geral do Estado, Aloísio Carvalho, falou sobre como é o funcionamento da CGE, da Central 155 e do Portal da Transparência

O controlador e ouvidor geral do Estado, Aloísio Carvalho, participou do programa Encontro Marcado com Egídio Serpa, da TV Diário, no último domingo (06/09). Na oportunidade, ele falou sobre os principais serviços prestados pela CGE à população cearense, qual sejam o controle sobre os gastos públicos e o atendimento às demandas dos cidadãos cearenses. Inicialmente, o jornalista indagou ao secretário-chefe da CGE como é realizado o trabalho da Ouvidoria. Aloísio Carvalho explicou que existe um ‘Call Center’ no município de Canindé, no qual 40 tele-operadores trabalham de segunda às sextas-feiras, de 8 às 20 horas, recebendo as demandas da população. “Todos foram selecionados e capacitados naquela cidade, para prestar este atendimento. Após terem recebido as ligações, eles elaboram um relatório e fornecem ao cidadão um número de protocolo e uma senha, para que o mesmo possa acompanhar o andamento do seu processo. Em seguida, encaminham a demanda para o Ouvidor do órgão ou entidade demandada, para que sejam adotadas as medidas cabíveis”, disse.

O telefone deste ‘Call Center’ é o 155, que foi uma exigência do próprio governador Cid Gomes, para facilitar o acesso a todas as pessoas, uma vez que a ligação é gratuita. Aloísio Carvalho lembrou que o governador não queria um número do tipo 0800-, pois fica muito difícil a sua memorização. “Já com relação ao 155, é bem mais fácil para a pessoa assimilar, assim como aconteceu com o telefone da Polícia (190), por exemplo”, ressaltou. Ele lembrou, ainda, que a Ouvidoria ainda dispõe de um site na internet, para atender à população, o www.ouvidoria155.ce.gov.br que também disponibiliza um protocolo e uma senha para a pessoa ver a quantas anda o seu processo, a qualquer momento, bastando acessa-lo.

Já com relação ao trabalho exercido pela equipe da Controladoria, Egídio Serpa perguntou quantos profissionais estariam envolvidos diretamente nesse trabalho e como este era feito. O secretário Aloísio Carvalho informou que a CGE dispõe de 41 auditores que examinam permanentemente as contas de 85 órgãos e entidades da administração estadual, a fim de verificar se não está havendo algum tipo de irregularidade. O próprio jornalista afirmou que não se tem ouvido falar de qualquer notícia sobre desvio de verbas ou mal uso do dinheiro público na administração estadual. O titular da CGE creditou este fato ao intenso trabalho realizado pelos auditores, bem como à clareza com que os gastos do Governo do Estado são levados ao conhecimento da população. “Temos funcionando, desde julho do 2008, no site www.cge.ce.gov.br o Portal da Transparência, que também pode ser acessado no site do Governo do Estado www.ceara.gov.br no qual estão todos os contratos assinados e os convênios celebrados entre o Estado e os municípios. Há todas as informações, como empresa contratada, objeto, duração, valores empenhados, valores pagos e a cópia do contrato ou convênio. Ou seja, tudo para que o cidadão veja como está sendo aplicado o dinheiro público”, concluiu Aloísio Carvalho.