EnglishFrenchPortugueseSpanish
EnglishFrenchPortugueseSpanish

CGE realiza visita técnica à Auditoria Geral do Estado de Minas Gerais

2 de novembro de 2009 - 03:00

Conhecer o modelo de atuação descentralizada do controle interno do Estado de Minas Gerais foi o objetivo principal da visita.

No período de 28 a 30 de outubro de 2009, a Controladora e Ouvidora Geral Adjunta, Silvia Helena Correia, juntamente com a equipe da Coordenadoria de Ações Estratégicas, realizou visita técnica à Auditoria Geral do Estado de Minas Gerais. O objetivo foi conhecer o modelo de atuação descentralizada adotado por aquele órgão, destacando o funcionamento das unidades setoriais de controle interno, os instrumentos de consulta e orientação aos gestores e os sistemas de informações gerenciais. Conhecer o processo de gestão de contratos e convênios e a regulamentação para a realização de transferências voluntárias e a destinação de recursos públicos para o setor privado também foi alvo da referida visita.

O escopo da realização da visita técnica está ancorado no planejamento estratégico da CGE para 2009-2014, e foi definido com vistas à obtenção de subsídios para a execução de metas institucionais referentes à elaboração de estudo de viabilidade para implantação de unidades de controle interno nos órgãos e entidades estaduais e a concepção de modelo de orientação técnica e normativa aos gestores.

No tocante ao processo de gestão de contratos e convênios, foram colhidos subsídios com vistas à elaboração de proposta de revisão dos normativos estaduais de transferências voluntárias e de destinação de recursos públicos para o setor privado, também meta desta CGE.
 
Na ocasião, foram realizadas visitas às unidades de controle interno da Secretaria de Estado da Saúde e da Fundação Hemocentro de Minas Gerais – HEMOMINAS, onde ocorreram reuniões com as equipes que atuam nessas unidades. “Para a implantação de novos modelos, nada como conhecer in loco o seu funcionamento. É uma oportunidade ímpar para conhecer quais as dificuldades encontradas e as formas de superação”, destaca Silvia Helena.