Encontro de Auditores é considerado um sucesso

23 de novembro de 2009 - 03:00

Alto nível das palestras ministradas, bem como o preparo dos apresentadores foram destacados durante o evento.

O III Encontro Estadual de Controle Interno, realizado no último dia 20 deste mês na Sala Barlavento do Iate Plaza, foi considerado extremamente positivo pelos 110 participantes, dos mais variados órgãos estaduais, especialmente pelo alto nível das palestras que foram ministradas, bem como pelo preparo de seus apresentadores. Após a formação da mesa, que contou com a presença do controlador e ouvidor Geral do Estado, Aloísio Carvalho; a controladora adjunta, Silvia Helena Correia; o gerente a Controladoria Geral da União no Ceará, Alberto Oliveira, e os palestrantes da manhã, foi realizada a abertura do evento, pela controladora ajunta, que agradeceu a presença dos palestrantes, destacando a disponibilidade dos mesmos em compartilharem o seu tempo e conhecimento, com os gestores e auditores de controle interno do Ceará.

Em seguida, o controlador Geral Aloísio Carvalho destacou que o foco do controle interno no Ceará é aquela ferramenta importante, quer seja no serviço público, ou no privado. “É importante mostrar aos gestores que estamos aqui para colaborar, dialogar com eles, saber quais são as dificuldades enfrentadas no dia a dia de trabalho. Afinal, cada centavo arrecadado do cidadão cearense deve ser bem aplicado”, disse. Ele lembrou, ainda, que por esse motivo foi criado o Portal da Transparência, além da Central de Atendimento da Ouvidoria, através do telefone 155. “Mas não podemos esquecer de nossa missão principal que é auditar, examinar os contratos e convênios, a fim de que as contas públicas sejam aprovadas”, afirmou Aloísio Carvalho.

Os temas abordados durante o evento foram: Controladoria – Agregando Valor para a Sociedade, pelo professor doutor da Universidade de São Paulo (USP), Armando Catelli. Após o intervalo foi a vez do professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/MG), Ricardo Vélez Rodríguez, falar sobre Ética, Idoneidade Moral, Credibilidade e Auditoria. E no início da tarde, Francisco Ribeiro, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), realizou sua explanação sobre Controladoria como Órgão de Apoio à Gestão. “A missão principal das organizações públicas é promover o bem estar social – através de recursos humanos e materiais -, visando produzir serviços variados para a sociedade local e a sociedade externa”, asseverou o professor Armando Catelli.

Já Ricardo Vélez ressaltou que a moral, a ética e a idoneidade são princípios fundamentais no desempenho do trabalho dos auditores de controle interno, uma vez que ele exige o imperativo da transparência. “A sociedade brasileira tem acordado para a necessidade de haver ética e idoneidade na gestão pública, apesar do paradoxo de tantos escândalos envolvendo gestores nas mais variadas esferas”, lembrou.  E o professor Francisco Ribeiro destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais da Controladoria, no apoio à gestão pública. “O controle interno é um processo integrado e dinâmico, que se adapta continuamente às mudanças enfrentadas pela organização. A direção e o corpo de funcionários, de todos os níveis, devem estar envolvidos nesse processo, para enfrentar os riscos e oferecer razoável segurança do alcance da missão institucional e dos objetivos gerais”, salientou. Os palestrantes foram muito aplaudidos pelos participantes do evento e ficou a certeza de que todos puderam captar informações importantes para serem incorporadas ao seu trabalho diário.

Confira a integra das apresentações:

Controle Interno – Francisco Ribeiro

Controladoria na Gestão Pública – Armando Catelli