Controlador participa de palestra contra a corrupção

9 de dezembro de 2009 - 03:00

Ele esteve representando o governador Cid Gomes e compôs a mesa diretora do evento, junto com os presidentes do TCM e CGU, dentre outras autoridades.

O controlador e ouvidor Geral do Estado, Aloísio Carvalho, participou da solenidade em razão do Dia Internacional Contra a Corrupção, promovida pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e Controladoria Geral da União (CGU). Ele esteve representando o governador Cid Ferreira Gomes. O evento aconteceu no auditório da Receita Federal, na Aldeota, e foi acompanhado por cerca de 80 pessoas. O controlador compôs a mesa diretora, na qual estavam ainda o presidente do TCM, Ernesto Sabóia de Figueiredo Júnior; o chefe da Controladoria Regional da União, Alberto Oliveira da Silva; a representante da Fundação Konrad Adenauer no Norte e Nordeste, a alemã Ania Czymmeck, dentre outras autoridades. Quem também participou do evento foi o auditor Marcelo de Sousa Monteiro, da Coordenadoria de Ações Estratégicas (Caest), da CGE.

O publicitário Gustavo Moussa Jreige, diretor da Pólvora Comunicação, contratada pelo TCM para desenvolver um site que permita às pessoas comuns acessar – de maneira simples e objetiva -, dados de sites oficiais para acompanhar como o dinheiro público está sendo aplicado, falou aos presentes. Com a palestra ‘O papel das redes sociais no combate à corrupção’, ele apresentou o site www.dasuaconta.com.br à platéia, para que todos possam fazer o controle social das contas públicas. “Através de uma linguagem bem simples, qualquer pessoa poderá fiscalizar como são realizados os gastos públicos”, disse.

Isso é algo que o governador Cid Ferreira Gomes já instituiu em sua administração, com o objetivo de possibilitar à população cearense o acesso às informações sobre a arrecadação e os gastos do Governo do Estado. “É preciso haver transparência na administração pública. Por isso o governador Cid Gomes determinou a criação da Central de Atendimento da Ouvidoria, através do telefone 155, ou pelo site www.ouvidoria155.ce.gov.br do Sistema de Ouvidoria (SOU). E também o Portal da Transparência, que assim como o SOU, está à disposição da comunidade através do site da Ouvidoria www.cge.ce.gov.br ou do Governo do Estado www.ceara.gov.br, a qualquer hora do dia. Estas são as nossas ferramentas para que o cidadão cearense possa acompanhar como, e quanto do volume de dinheiro arrecadado em impostos, está sendo aplicado”, asseverou o controlador Aloísio Carvalho.