CGE participa de reunião do Conaci em Santa Catarina

1 de março de 2010 - 03:00

O encontro aconteceu em Florianópolis (SC) e contou com a presença de representantes de vários estados membros do conselho.

O Conselho Nacional dos Órgãos de Controle Interno dos Estados e do Distrito Federal (Conaci) realizou, nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro, a segunda reunião dos Grupos de Trabalho do Conaci, que discutem a padronização de diretrizes para o controle interno no setor público, com foco nas Macrofunções do Controle Interno no Setor Público. A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) participou do evento com a controladora e ouvidora Geral Adjunta, Silvia Correia; o coordenador de Ações Estratégicas, Marcelo Monteiro, e a orientadora de Célula de Apuração e Encaminhamento da Ouvidoria, Sandra Gomes.

O encontro aconteceu em Florianópolis (SC) e contou com a presença de representantes de vários estados membros do conselho. Na ocasião, o professor doutor José Francisco Ribeiro Filho (UFPE) proferiu a palestra com o tema “As Macrofunções do Controle Interno: Aspectos Comportamentais para Resultados e Qualidade no Setor Público”. Os grupos de trabalho tiveram sua primeira reunião no V Encontro Conaci, realizado no último mês de novembro em Maceió (AL). Na ocasião, os grupos apresentaram um documento que foi chamado de Diretrizes Preliminares para Definição dos Padrões Técnicos de Controle Interno. O documento traz um referencial de atuação das quatro macrofunções do controle interno: Auditoria, Controladoria, Ouvidoria e Corregedoria.

Ainda um terceiro encontro dos grupos de trabalho está programado para o mês de maio, onde será discutida a integração entre as quatro macrofunções do controle interno e tema específico referente ao sistema de informações contábeis. O resultado das reuniões deverá ser apresentado no VI Encontro Conaci. A reunião de Florianópolis ocorreu na Escola Fazendária Estadual, e contou com o apoio da Secretaria da Fazenda do Estado de Santa Catarina.