CGE realiza fóruns de Auditoria Preventiva

8 de março de 2010 - 03:00

No total, 238 servidores dos órgãos e entidades integrantes do Governo do Estado do Ceará participaram dos eventos.

Foi um sucesso a realização da XIII e XIV edições do Fórum Permanente de Auditoria Preventiva, realizado pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), nos dias 4 e 5 deste mês. No total, 238 servidores dos órgãos e entidades que compõem a estrutura organizacional do Governo do Estado do Ceará participaram dos eventos. A abertura da XIII Edição foi realizada pela controladora e ouvidora Geral Adjunto, Silvia Correia, e da XIV Edição pelo controlador e ouvidor Geral Aloísio Carvalho.

No primeiro dia, o coordenador da Auditoria da Gestão (Coaug), Paulo Roberto Nunes, apresentou informações sobre os resultados das auditorias de contas de gestão, a partir da utilização do Sistema de Suporte e Execução de Programas de Auditoria (S2EPA), e da aplicação do Plano de Ação para Sanar Fragilidades (PASF). Foram trazidas reflexões dos participantes do XIII Fórum, além de informações de contextualização sobre a atuação da ação de auditoria governamental do Estado, dados quantitativos, aspectos positivos e possibilidades de melhoria decorrentes da utilização do S2EPA.
Foram apresentados, também, os principais resultados da aplicação do PASF em 42 órgãos ou entidades do Estado, de acordo com a matriz de riscos vigente. Destacando-se exemplos sobre de ações propostas que lograram êxito em corrigir situações incorretas, bem como prover a devida proteção para que não voltem a ocorrer.

Na sequência ocorreu a apresentação do coordenador de Ações Estratégicas (Caest), Marcelo Monteiro, acerca do contexto de desenvolvimento, implementação e disponibilização do S2EPA aos gestores e representantes das comissões do PASF. A partir das estatísticas de utilização do S2EPA foram apresentados os níveis de acesso de auditores e gestores, quando foi ressaltada a importância de maior utilização do sistema pelos gestores, tanto para a prevenção de ocorrências e falhas, quanto para a tomada de decisões no dia a dia da gestão.
No dia seguinte, Marcelo Monteiro realizou a apresentação sobre a utilização do Sistema de Prestações de Contas em meio Eletrônico (e-Contas), para envio das contas de gestão dos órgãos e entidades ao Tribunal de Contas do Estado do Ceará. O uso do sistema, implantado para as prestações de contas do exercício 2009, será obrigatória para o exercício de 2010, nos termos do Decreto N° 30.224/2010. Em seguida, o articulador Ítalo Brígido utilizou o sistema e-Contas, esclarecendo as principais dúvidas dos servidores dos órgãos e entidades para as contas de 2009. Foram apresentadas sugestões de melhorias e aperfeiçoamentos do e-Contas, todas registradas pela equipe responsável pelo desenvolvimento. Através do e-mail usuarioecontas@cge.ce.gov.br poder ser realizada a comunicação com a equipe do e-Contas.

O XIV Fórum foi encerrado com a apresentação do coordenador de Acompanhamento da Gestão (Cages), Marconi Lemos e do auditor Tiago Peixoto, sobre as novidades implementadas no Portal da Transparência do Governo do Estado. Foi feita uma contextualização, procurando mostrar a sua atuação em consonância com os valores sociais contemporâneos, bem como a sua aderência aos normativos legais que tratam da matéria. Em seguida foram apresentadas as novas funcionalidades do portal, com novas consultas e formas de navegação. Dentre as inovações destacam-se a inclusão da busca detalhada por notas de empenho, onde é possível identificar todas as informações da classificação institucional, funcional, programática e econômica da despesa. São oferecidas aos usuários várias opções de pesquisa, como por período, credor, órgão, CNPJ e outras. É possível, ainda, exportar os resultados das pesquisas para planilhas eletrônicas, onde os usuários poderão utilizá-las conforme as suas necessidades.