CGE realiza o XII Fórum de Auditoria Preventiva

15 de março de 2010 - 03:00

Participaram gestores, técnicos dos órgãos/entidades e integrantes das comissões gestoras do Plano de Ação para Sanar Fragilidades.

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) realizou o XII Fórum de Auditoria Preventiva no auditório da Companhia de Gestão e Recursos Hídricos (Cogerh), que contou com a participação de gestores públicos, técnicos dos órgãos/entidades e integrantes das comissões gestoras do Plano de Ação para Sanar Fragilidades (PASF). Na abertura do evento a controladora e ouvidora Geral Adjunta, Silvia Correia, explanou sobre a importância dos temas a serem apresentados, sobretudo no que tange à ferramenta eletrônica de prestação de contas anuais, que visa padronizar e racionalizar os processos, eliminando o uso de papel.
No XII Fórum, o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Ceará (Etice), Fernando Carvalho, apresentou o Sistema de Prestação de Contas Anuais em meio eletrônico, que visa auxiliar os gestores dos órgãos e entidades do Poder Executivo do Estado do Ceará na elaboração, formalização e encaminhamento ao Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) das prestações de contas anuais de gestão. Em seguida, o orientador da Célula de Desenvolvimento de Tecnologias de Controle da CGE, Cláudio Reis, mostrou como se dará a utilização do sistema pelos órgãos, entidades e fundos.
O sistema é fruto da parceria envolvendo a CGE, a Etice e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), visando além da economia de papel, dar maior agilidade ao referido processo, facilitando inclusive, a consulta e utilização a qualquer momento em meio virtual. O coordenador de Ações Estratégicas, Marcelo Monteiro, apresentou orientações aos gestores dos órgãos e entidades do Poder Executivo, acerca da apresentação da Prestação de Contas Anual relativa ao exercício 2009, ressaltando que as regras são as mesmas estabelecidas na Instrução Normativa SECON N° 01/2009.
Além disso, o coordenador de Auditoria da Gestão, Paulo Roberto Nunes, explicou como estão os trabalhos de auditoria que subsidiarão os relatórios, certificados e pareceres da CGE, apresentando todos os critérios estabelecidos no Plano Anual de Auditoria 2010. O evento contou com a participação de 108 representantes de órgãos e entidades do Poder Executivo.