CGE comemora o Dia do Ouvidor

17 de março de 2010 - 03:00

Os presentes assistiram a uma palestra proferida pelo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Ubiratan Diniz de Aguiar.

Foi um sucesso a solenidade em comemoração ao Dia do Ouvidor, promovida pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), no fim da tarde do dia 15 de março, no Restaurante Fagulha. Os presentes assistiram, inicialmente, a uma palestra proferida pelo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Ubiratan Diniz de Aguiar, cujo tema foi `Processo Participativo Social Brasileiro nos Últimos 20 Anos’, e durante a qual ele ressaltou a importância dos ouvidores na administração pública. “Estes profissionais ouvem o coração e a alma do povo, para que os governantes possam atender aos anseios da sociedade”, disse.
Além do controlador e ouvidor Geral do Estado, Aloísio Carvalho; da primeira dama Maria Célia Habib Moura Ferreira Gomes; da controladora e ouvidora Adjunta, Silvia Helena Correia; estiveram presentes; a procuradora Geral de Justiça, Socorro França; o deputado estadual Ronaldo Martins, a vereadora Eliana Novais, a ouvidora da PGJ Rita Maria de Vasconcelos Martins, dentre outras autoridades. Quem também teve uma presença marcante na solenidade foi a equipe de atendentes da Central 155, de Canindé, que veio a Fortaleza exclusivamente para o evento.
Ainda durante a sua fala, o ministro do TCU destacou que somente quando houver um bom processo de formação, de educação, se poderá atingir a cidadania. Lembrou que as pessoas precisam se preocupar muito mais em ser, do que ter. Especialmente quando se fala de recursos públicos, que como o próprio nome já diz, pertence a todos nós, que fazemos parte da sociedade brasileira. “É muito importante que haja a integração entre todos os órgãos de controle, para examinar, orientar, esclarecer e punir quem estiver malversando esses recursos. A data de hoje, para mim, é de muita alegria, pois estamos comemorando o Dia do Ouvidor”, asseverou Ubiratan Aguiar. Logo em seguida houve uma apresentação do cantor Peninha, que tocou algumas músicas, inclusive de autoria próprio do ministro Ubiratan Aguiar.
Quem falou na seqüência foi o titular da CGE, Aloísio Carvalho, ressaltando a importância do ministro do TCU e seu trabalho pela Ouvidoria; da primeira dama Maria Célia, especialmente pela criação da Ouvidoria Especial para pessoas idosas e portadoras de deficiência, e de Carmen Cinira Correia Pinto, da Coordenadoria de Ouvidoria (Couvi), pelos seus 13 anos de serviços prestados à sociedade, nesta área. Essas três pessoas receberam uma medalha em homenagem, pois foram consideradas Destaque em Ouvidoria 2009. O controlador e ouvidor Geral destacou, ainda, a idéia do governador Cid Gomes em juntar a Ouvidoria e a Controladoria em um órgão só, além de ter instalado a Central de Atendimento 155 no município de Canindé. Afinal, desta forma interiorizou o serviço de Ouvidoria e gerou mais de 50 postos de trabalho naquele município. “E fico muito tranquilo em dizer que este governo para o qual eu trabalho é ético e transparente”, asseverou.
Já a primeira dama Maria Célia Ferreira Gomes agradeceu a todos os ouvidores e ouvidoras do Estado do Ceará, pois é através do trabalho de todos eles que o Governo do Estado sabe quais são os anseios da sociedade. “E, a partir deste momento, pode definir suas estratégias para poder melhor atender a todos”, explicou. Encerrada a solenidade, todos se dirigiram ao jardim do restaurante, onde foi servido um coquetel e os convidados puderam se confraternizar e comemorar o Dia do Ouvidor, que foi oficialmente instituído pelo governador Cid Gomes como sendo o dia 16 de março.