Servidores da CGE realizam curso de auditoria interna da qualidade

26 de abril de 2010 - 03:00

Grupo recebeu uma série orientações sobre o que rege a norma ISO 9001 e a sua aplicação.

Com o objetivo de implantar o Sistema e Gestão da Qualidade (SGQ) em todas as áreas da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), 27 servidores do órgão participaram do Curso de Formação de Auditores Internos na norma ISO 9001:2008, ministrado por Romeu Alencar, diretor da RS2 Consultoria, sediada em Recife. O grupo esteve reunido no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), durante dois dias, nos períodos da manhã e da tarde, quando recebeu uma série de orientações sobre o que rege a norma ISO 9001:2008 e a sua aplicação.

Os procedimentos a serem adotados pelos auditores no momento de realizar todo o levantamento da situação, visando à certificação do órgão; quais os princípios que devem ser observados; coleta de registros, dentre outras ações, foram explicadas aos participantes do curso. A equipe que participou do curso deverá realizar a auditoria interna, a fim de garantir que quando o órgão certificador vier fazer a auditoria externa, tudo esteja de acordo com o que determina a norma ISO 9001:2008, para que a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado receba o seu Certificado de Qualidade.

Diversos exercícios práticos foram repassados às equipes, que tiveram de realizá-los durante o período de duração do referido curso. Responsabilidade da gestão; medições, análise e melhoria contínua; gestão de recursos, e realização do serviço, sempre visando à satisfação do cliente, são pontos importantes para quem deseja se adaptar à norma. Ao final, ficou evidenciado que atividades deste tipo são de grandiosa importância para qualquer órgão público ou instituição que pretende se adequar à norma ISO 9001, e possuir o seu Certificado de Qualidade.