Auditoras da CGE participam de evento da CGU em Sobral

17 de maio de 2010 - 03:00

Referido programa tem o intuito de incentivar o controle social, fazendo com que cada cidadão seja um fiscal das ações governamentais.

Técnicos da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) – as auditoras de controle interno Ivone Fedel e Cristina Aranha – participaram da sétima edição do encontro de capacitação do programa “Olho Vivo   no Dinheiro Público”. O evento foi promovido pela unidade regional da Controladoria Geral da União no Ceará (CGU – Regional/CE), no período de 10 a 14 de maio do corrente, no Centro de Convenções Inácio Gomes Parente, no município de Sobral.

O referido programa, que ocorre desde 2004, tem o intuito de incentivar o controle social, fazendo com que cada cidadão seja um  fiscal das ações governamentais, de forma a acompanhar e monitorar a aplicação dos recursos públicos. A edição do Programa contou com a parceria da CGE, desta feita com a co-participação da Prefeitura Municipal de Sobral, do Tribunal de  Contas dos Municípios, do Tribunal de Contas da União, do Banco do  Brasil e da Fundação Konrad Adenauer.

A iniciativa da CGU, que é composta de cinco ações básicas e complementares entre si: compreende educação presencial; educação à distância; elaboração e distribuição de material didático; incentivo à formação de acervos técnicos, além de parceria e cooperação institucional, buscando sensibilizar e orientar conselheiros municipais, lideranças locais, agentes públicos municipais, professores, alunos e os cidadãos em geral, sobre a importância do exercício do controle social, dando ênfase à correta aplicação dos recursos públicos, à transparência na Administração Pública e ao cumprimento da lei.

A edição em comento, realizada em Sobral, reuniu cerca de 100 conselheiros e 104 servidores de 28 municípios da região. A solenidade de abertura ocorreu no último dia dez, ocasião em que aconteceu a premiação do concurso cultural de vinhetas e cartazes, realizado  pela CGU, em parceria com a Receita Federal, cujo tema versou sobre “Olho Vivo no Dinheiro Público”.

Durante os cinco dias de trabalho foram proferidas palestras de representantes de órgãos responsáveis pelo controle de recursos  públicos e combate à corrupção, bem como realizadas diversas atividades em forma de oficinas, metodologia esta baseada na educação de adultos, no construtivismo e na educação continuada. Sempre buscando orientar e mobilizar os participantes para melhor atuarem em suas funções, seja como funcionários públicos, executando suas ações com transparência e legalidade, seja como conselheiros, realizando um efetivo controle social sobre todos os gastos públicos.