CGE inicia implantação dos procedimentos da qualidade

20 de setembro de 2010 - 03:00

Procedimentos estão sendo implantados, com os servidores e colcaboradores vivenciando o funcionamento de cada um.

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) está realizando uma série de treinamentos com o objetivo de implantar o seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), com base na norma ISO 9001:2008. Para tanto, nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro, os servidores e colaboradores da CGE foram capacitados pelo consultor contratado para dar suporte à implantação do SGQ-CGE. Na oportunidade, foi feito o nivelamento de todos sobre o referido sistema e o treinamento nos procedimentos afetos a cada uma das áreas.
Durante todo este mês de setembro está ocorrendo a implantação dos procedimentos, etapa do processo em que os servidores e colaboradores irão vivenciar, na prática, o funcionamento de cada procedimento. Nos próximos dias 21 e 22, o consultor que foi contratado realizará um treinamento com a equipe de auditores que participará da auditoria interna da qualidade.
No período de 4 a 8 de outubro, conforme previsto na norma, será realizada a auditoria interna da qualidade, quando deverão ser identificadas as fragilidades e oportunidades decorrentes da aplicação dos procedimentos, de modo que sejam indicadas as ações corretivas e preventivas necessárias. Posteriormente, haverá uma auditoria externa, com o objetivo de certificar a CGE na norma ISO 9001:2008.
A implantação do Sistema de Gestão da Qualidade irá possibilitar a padronização da execução das atividades finalísticas e de apoio da CGE, dando maior celeridade e qualidade aos processos. “Como órgão central de controle interno, podemos inclusive disseminar esta boa prática aos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. Isso, certamente, reduzirá sobremaneira as fragilidades detectadas no processo de gestão que, via de regra, comprometem o bom desempenho da ação governamental”, afirma Silvia Correia, controladora e ouvidora Geral Adjunta e presidente do Comitê da Qualidade.