Professores e pesquisadora visitam a CGE

18 de outubro de 2010 - 03:00

Grupo trabalha com ciberdemocracia e governo eletrônico. Foi realizada uma apresentação sobre o Portal da Transparência.

A professora de Direito Ambiental da Unifor, Geovana Cartaxo, diretora de um grupo de pesquisa que trabalha com ciberdemocracia e governo eletrônico, visitou a sede da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), junto com os professores Aires Rover, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), José Renato Cella, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), e o professor doutor Fernando Galindo Ayuda, da Universidade de Zaragoza (Espanha), que preside a  Rede Lefis – Rede Jurídica Para a Sociedade da Informação da União Européia. Também visitou a CGE a universitária Tainah Simões, integrante da equipe de pesquisadores da Unifor.

O objetivo foi conhecer melhor e saber como é realizado o Portal da Transparência do Governo do Estado do Ceará (www.portaldatransparencia.ce.gov.br), uma vez que há cerca de um ano, a professora e outro aluno realizaram uma pesquisa com todos os portais dos estados brasileiros e o da União, na qual o do Ceará ficou em segundo lugar. O controlador e ouvidor Geral Aloísio Carvalho recebeu o grupo, juntamente com os auditores de controle interno Marconi Lemos, Tiago Peixoto e Ítalo Brígido, além de Silvia Aragão e André Sousa, da Célula de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cetic). Foi realizada uma apresentação de como o Portal da Transparência funciona, em atendimento ao que dispõe a Lei Complementar 131, bem como uma demonstração de todos os seus itens de pesquisa e navegabilidade.

Segundo Geovana Cartaxo, o Portal da Transparência do Ceará possui, hoje, um número maior de informações, “bem mais do que a legislação exige”. Junto com os demais professores, ela achou muito interessante as novas ferramentas de navegação que foram implantadas, recentemente, no portal do Governo do Estado do Ceará. Ela também destacou o grau de transparência da CGE, no sentido de mostrar em detalhes todas as informações do Portal. “Foi interessante a abertura dos auditores e técnicos de T.I., bem como do controlador Aloísio Carvalho, no sentido de realizar a constante renovação do ciberespaço, especialmente na questão da transparência”.

O titular da CGE achou a visita muito produtiva, tendo em vista esta integração entre o órgão público e o meio acadêmico. “Foi muito bom receber os professores e a aluna, pois tivemos a oportunidade de estreitar os laços entre Governo e Academia. E esperamos  que esta reunião possa render novas sugestões, para melhorarmos ainda mais o Portal”, afirmou Aloísio Carvalho.