CGE se reúne com órgãos do Estado para tratar sobre o e-Contas

28 de março de 2011 - 00:00

Cinco órgãos estaduais farão parte do projeto piloto que prevê a entrega da prestação de contas anual em sistema eletrônico

 

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e mais quatro órgãoes da administração pública estiveram reunidas nesta segunda-feira (28) para tratar do Sistema e-Contas, elaborado com o objetivo de digitalizar os processos de prestação de contas enviados ao TCE.

Além da própria CGE, a Agência de Defesa Agropecuária (ADAGRI), a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE), a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (ETICE) e a Universidade Estadual do Ceará (UECE) foram selecionadas para fazerem parte do projeto piloto do Sistema. Os cinco órgão foram escolhidos por serem representantes das administração direta, autarquias, empresas de economia mista, administração indireta e fundação, respectivamente, contemplando todos os tipos de instituições. A elas caberá a tarefa de finalizar todo o processo de prestação de contas de 2010, através do e-Contas, até 30 de junho próximo, quando os documentos devem ser enviados ao TCE.

De acordo com Marcelo Monteiro, coordenador de Ações Estratégicas da CGE, o mais importante é a evolução do e-Contas,  principalmente através da implantação da assinatura digital, que trará mais segurança à documentação e fará com que ela tenha validade jurídica, assim como nos processos físicos (papel impresso).

Além de contribuir com o meio ambiente e minimizar a utilização de papel, o e-Contas pretende otimizar e agilizar todas as etapas da prestação de contas, desde sua elaboração ao envio para análise e parecer do TCE.

O assunto será abordado novamente nesta terça-feira (29), desta vez com representantes de todos os órgãos estaduais, no XVII Fórum Permanente de Controle Interno, que ocorrerá das 8h às 12h, no Hotel Diogo Fortaleza (Av. Monsenhor Tabosa, 1716 – Meireles).


28.03.11

Assessoria de Comunicação da CGE

Kélia Jácome (kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)