CGE realiza encontro com a Rede de Ouvidorias do Estado

15 de abril de 2011 - 00:00

Foram apresentados o Decreto nº 30.474 e o Curso de Formação e Certificação em Ouvidoria

 

Aos ouvidores da Rede e demais participantes da reunião desta quinta (14), no auditório da SEPLAG, foram apresentados o Decreto nº 30.474, que estabelece o Sistema de Ouvidoria como ferramenta única de registro, análise e retorno da manifestação ao cidadão, e o Curso de Formação e Certificação em Ouvidoria, ministrado pela Escola de Gestão Pública (EGP).

O Controlador e Ouvidor Geral do Estado, João Alves de Melo, iniciou o encontro frisando a importância de divulgar massivamente a Ouvidoria para que os cidadãos conheçam e utilizem este canal cada vez mais. “A Ouvidoria é o caminho ideal para realizar uma gestão democrática participativa. E para incentivar essa participação, elaboramos diversas ações de comunicação e iremos colocá-las em prática o mais breve possível”, afirma o Controlador.

A apresentação do decreto ficou a cargo da Controladora e Ouvidora Geral Adjunta, Silvia Correia, que destacou as novidades na rotina das Ouvidorias Setoriais. “Prazo e qualidade das respostas são fatores que receberão atenção e monitoramento por parte não só da CGE. O governador Cid Gomes estará envolvido neste processo e acompanhará o desempenho de cada ouvidoria”, relata.

cge realiza encontro com a rede de ouvidorias do estado

A partir do recebimento e registro da manifestação, os ouvidores terão 15 dias, prorrogáveis por mais 15, para finalizar a demanda com informações consistentes e satisfatórias ao entendimento do cidadão. Caso o prazo seja ultrapassado, a gerência passa a ser do gabinete do governador. “O decreto fortalece e respalda o trabalho do ouvidor setorial, pois estabelece diretrizes e deveres para as ouvidorias”, registra Sandra Gomes, Orientadora da Célula de Gestão da Rede de Ouvidorias.

cge realiza encontro com a rede de ouvidorias do estado

Para atender às mudanças do sistema, os ouvidores serão capacitados quanto à conceituação e à prática. O curso de formação realizado pela EGP tem o objetivo de proporcionar aos ouvidores da Rede o aprimoramento técnico e gerencial, através de conceitos, procedimentos e desenvolvimento comportamental apropriados ao desempenho das atividades correlatas. As inscrições serão iniciadas nesta segunda (18).

15.04.11

Assessoria de Comunicação

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação (kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 3101.3474)

Greta Frota – Assistente de Publicidade (greta.frota@cge.ce.gov.br / 3101.3474)