CGE e CGU discutem Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social

6 de maio de 2011 - 00:00

O evento será o primeiro passo para a realização da 1ª Conferência Nacional sobre o tema no país

O Controlador e Ouvidor Geral, João Alves de Melo, recebeu, nesta quinta (05), membros da Controladoria Geral da União secção Ceará (CGU-CE) para tratar a respeito da parceria na realização da etapa estadual da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social – 1ª CONSOCIAL.

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), como órgão central de controle interno estadual, comprometeu-se a guiar a organização e as ações da etapa cearense, a Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Interno, que deve ocorrer entre 14 de novembro de 2011 a 08 de abril de 2012, em local a ser definido.

Durante a reunião foi formada uma comissão inicial para a organização das atividades e acompanhamento das diretrizes a serem estabelecidas. O próximo encontro, já para tratar da minuta do decreto de convocação da Conferência e do cronograma de ações, ocorre nesta sexta (06), na CGE.

Coordenada pela CGU, a CONSOCIAL objetiva promover a transparência da administração pública e estimular o acesso e a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, cooperando para um controle social bem mais efetivo e democrático. Prevista para ocorrer entre 18 e 20 de maio de 2012, em Brasília, a Conferência terá como tema “A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública”.

De acordo com a CGU, estima-se o envolvimento de mais de 1 milhão de pessoas neste processo conferencial. Serão apresentados temas de significativa relevância, como a promoção da transparência e acesso à informação e dados públicos; os mecanismos de controle social; e atuação dos conselhos de políticas públicas na prevenção e combate à corrupção.

Saiba Mais

A organização da Conferência teve início com a constituição da Comissão Organizadora Nacional da 1ª CONSOCIAL, da qual participa o Conselho Nacional dos Órgãos de Controle Interno dos Estados Brasileiros e do Distrito Federal (CONACI), e com a aprovação do Regimento Interno da Conferência, que define as regras do processo, como períodos de convocação e realização das conferências estaduais e municipais, eixos-temáticos e número de delegados.

Para a realização da 1ª CONSOCIAL, serão necessárias as participações ativas dos Estados na promoção das etapas estaduais, para que sejam determinados os delegados de cada região a participarem da etapa nacional.

06.05.11
Assessoria de Comunicação da CGE
Kélia Jácome – Assessora de Comunicação (kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)
Greta Frota – Assistente de Publicidade (greta.frota@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)