CGE ministra curso sobre novas regras contábeis

24 de maio de 2011 - 00:00

Com base em determinação da Secretaria do Tesouro Nacional, a partir de 2012 órgãos públicos devem atender a novas diretrizes

Para atender à determinação da Secretaria do Tesouro Nacional, que estabelece a aplicação de novas regras contábeis para os órgãos públicos a partir de 2012, a Controladoria e Ouvidoria Geral (CGE), através da Escola de Gestão Pública (EGP), promoveu o curso “Novas normas de contabilidade aplicada ao setor público”, finalizado nesta segunda (23) com entrega de certificados.

Com o objetivo de convergir as práticas de contabilidade vigentes desde 1964 aos padrões estabelecidos nas Normas Internacionais de Contabilidade voltadas ao setor público, o curso funcionou como um reaprendizado na maneira de realizar os registros contábeis. “A principal mudança se dá na obrigatoriedade de registros dos patrimônios públicos, além dos registros orçamentários já existentes”, frisa o facilitador Marconi Lemos, coordenador de Acompanhamento da Gestão (CAGES) da CGE.

De acordo com o cronograma estabelecido pela Secretaria do Tesouro Nacional, tais normas deverão ser observadas de forma obrigatória pela União, Estados e Distrito Federal a partir do próximo exercício de 2012 e pelos Municípios a partir de 2013.

Para atualizar os servidores e empregados públicos que atuam na área de contabilidade e execução da despesa sobre essas novas regras, foram realizados dois módulos, de 12 de abril a 23 de maio, com o total de 80h/a e participaram 20 alunos de diversos órgãos: Arce, Cede, Cegás, Cidades, DER, Funece, Issec, Metrofor, Secult, Seduc, Semace, Seplag, Sesporte e TCM. O material didático foi preparado pela própria STN.

24.05.11
Assessoria de Comunicação da CGE
Kélia Jácome – Assessora de Comunicação (kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)
Greta Frota – Assistente de Publicidade (greta.frota@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474