CGE realiza oficinas para qualificar respostas da rede de ouvidorias do Estado

27 de junho de 2011 - 00:00

Os ouvidores também aprenderão a elaborar relatórios gerenciais durante a 2ª Reunião da Rede de Ouvidorias de 2011

Com o objetivo de desenvolver respostas ainda mais completas e eficientes para as manifestações dos cidadãos e elaborar relatórios semestrais sobre os atendimentos de ouvidoria, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), realiza as Oficinas de Qualificação das Respostas das Manifestações e de Construção de Relatórios Gerenciais. Os eventos acontecem nesta terça (28) e quarta (29), a partir das 8h30min, no auditório da Seplag. As atividades ocorrem durante a realização da 2ª Reunião da Rede de Ouvidorias de 2011.

No primeiro dia, os trabalhos são voltados à síntese das informações essenciais que respondem o cidadão quanto à sua manifestação, focando também na clareza e no entendimento dessas respostas. “Queremos melhorar a qualidade das repostas dadas aos cidadãos não apenas fornecendo dados, mas nos certificando de que qualquer usuário compreenda o que será dado como retorno”, analisa Renato Pinheiro, orientador da Célula de Atendimento de Ouvidoria da CGE e facilitador da primeira Oficina.

Já na quarta-feira, serão apresentados e analisados os modelos de relatórios existentes no Sistema de Ouvidoria (SOU), além de contar com a experiência da Ouvidoria da Secretaria de Saúde (Sesa) que também irá expor seus relatórios. A partir daí serão elaborados os relatórios gerenciais, os indicadores e as formas de gerenciar os resultados, com a facilitação de Leandro Costa, colaborador do Ipece. “Esses relatórios são ferramentas de gestão fundamentais à ouvidoria. Com eles teremos informações concretas do que poderemos mudar e como isso será feito”, avalia Sandra Gomes, Orientadora da Célula de Gestão da Rede de Ouvidorias da CGE.

Confira a programação

Dia 28.06.11

8h30min – Abertura, com Silvia Correia, Controladora e Ouvidora Adjunta
8h45min – Trabalhando a qualidade das respostas, com Renato Pinheiro

Dia 29.06.11

8h30min – Apresentação do modelo de relatório do SOU, com Sandra Gomes; e Relatórios gerenciais – experiência da SESA, com Ana Paula Girão Lessa
10h – Elaboração de relatórios gerenciais, indicadores e gerenciamento de resultados, com Leandro Costa

27.06.11
Assessoria de Comunicação da CGE
Kélia Jácome – Assessora de Comunicação (kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)
Greta Frota – Assistente de Publicidade e Redação (greta.frota@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)
Twitter: @ComunicacaoCGE