CGE realiza oficinas para aprimoramento de Ouvidores do Estado

29 de junho de 2011 - 00:00

Os temas abordados foram a qualificação das respostas e a apresentação da minuta do relatório de atividades

Incentivar a busca por informações e aprimorar as respostas dadas aos cidadãos, além de apresentar um modelo de relatório gerencial de ouvidoria. Esses foram os objetivos alcançados durante as oficinas realizadas, pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), nas últimas terça e quarta-feira, dias 28 e 29, na 2ª Reunião da Rede de Ouvidorias, no auditório da SEPLAG.

As atividades começaram com palestra de Renato Pinheiro, Orientador da Célula de Atendimento de Ouvidoria da CGE, que destacou a importância de se desenvolver uma formação continuada, a exemplo do que vem ocorrendo durante o ano de 2011. “Devemos avançar sempre na qualificação dessas pessoas que lidam diretamente e diariamente com os cidadãos. Focando na formação dos ouvidores e preparando-os para dar respostas eficientes aos manifestantes, estaremos conquistando a confiança e a aprovação dos cearenses”, analisou o orientador.

Em seguida, foram formados grupos de trabalhos com os ouvidores, liderados pelos técnicos de atendimento da Coordenadoria de Ouvidoria (Couvi). O objetivo era analisar as atividades que vêm sendo desenvolvidas por cada setorial e indicar os pontos positivos e negativos, a fim de aumentar o seu nível de qualidade.

De acordo com o Decreto Nº 30.474, as ouvidorias setoriais devem elaborar um relatório semestral de atividades, apresentando o resultado das suas atuações e indicando sugestões e recomendações para o aprimoramento das ações governamentais. Assim, na manhã desta quarta-feira, foi apresentada a minuta deste relatório à Rede, que terá até o dia 01 de julho para fazer sugestões e enviá-las à Couvi.

Ana Paula Lessa, Ouvidora da Secretaria de Saúde, falou sobre sua experiência na elaboração de relatórios com referências federais, já que a Saúde possui um sistema único e próprio em todo o país. O servidor do Instituto de Pesquisa do Ceará (Ipece), Leandro Costa, palestrou sobre a metodologia e técnicas de construção de relatórios gerenciais, com o objetivo de conceituar os participantes quanto à elaboração destes documentos.

29.06.11
Assessoria de Comunicação da CGE
Kélia Jácome – Assessora de Comunicação (kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)
Greta Frota – Assistente de Publicidade e Redação (greta.frota@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)
Twitter: @ComunicacaoCGE