Governo do Estado discute a Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social com prefeitos municipais

11 de julho de 2011 - 03:00

O encontro contou com a participação da Aprece, UVC e 12 prefeituras

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) e a Vice-governadoria reuniram-se, nesta segunda (11), com prefeitos cearenses para discutir pontos relevantes para a realização da I Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social (Consocial), que acontecerá no primeiro semestre de 2012 e também em nível federal em maio do mesmo ano. No encontro, que ocorreu no Palácio Abolição, foram levantadas questões como a realização de conferência em todos os municípios do Estado. “Quanto mais se der abertura para a fiscalização e para o controle social, menos os gestores terão problemas em suas gestões”, defendeu o governador em exercício Domingos Filho. Ele também informou que o Governo do Estado dará todo o apoio para a realização dos encontros municipais. “O Governo quer a participação de 100% dos municípios nas Conferências Estadual e Nacional, através desses encontros em suas cidades”, ressaltou Domingos.

O Controlador e Ouvidor Geral do Estado, João Melo, ressaltou a importância das Câmaras Municipais se engajarem na realização das conferências municipais ou regionais e nas ações desenvolvidas para que as Prefeituras tenham ferramentas de prestação de contas às ações desenvolvidas.  “As Câmaras podem dar valorosas ideias e elas devem ter uma participação na apuração de sistemas de transparência”, destacou o Controlador. Na ocasião, João Melo destacou ainda o Portal da Transparência do Governo do Estado, que segundo ele será uma ferramenta diferente da que está sendo desenvolvida em outros Estados. “O nosso Portal, além de ser um espaço de prestação de contas, irá mostrar os indicadores resultados do investimentos do Governo”, explicou.

João Melo também sugeriu que as Conferências nos municípios já comecem a acontecer a partir deste mês e ressaltou que o Estado vai apoiar os municípios para que essa agenda seja cumprida. “O Governo vai dar todo o suporte para a realização nos municípios”, concluiu.

Presente na solenidade, a presidente da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), Eliene Brasileiro, disse que o órgão também será um apoiador da realização dos encontros. “Esse é um momento muito oportuno para as prefeituras. E o Governo contará com o apoio para o Ceará dê mais esse exemplo de transparência”, destacou Eliene, que também é prefeita de General Sampaio.

Além da Prefeita Eliene Brasileiro, estavam presentes no encontro os prefeitos Zé Adriano (Ararendá), Washington Góes (Caucaia), Aurineide Bezerra (Croatá), Aninha de Kito (Fortim), Augusta Brito (Graça), Frank Gomes (Itaiçaba), Wilson de Pinho (Madalena), George Lopes (Maranguape), Érica de Figueiredo (Paracuru) e Odilon Aguiar (Tauá), o vice-prefeito Antônio Mauro (Crateús) e o presidente da União dos Vereadores do Ceará (UVC), Deusinho Filho.

Com informações da Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil

11.07.11

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Greta Frota – Assistente de Publicidade e Redação ( greta.frota@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)