CGE, Vice-governadoria, Aprece e UVC firmam parceria para mobilizar municípios sobre a Consocial

12 de julho de 2011 - 03:00

Serão realizadas 18 oficinas regionais

Mobilizar as prefeituras, órgãos, entidades e lideranças do interior do Estado para a organização e realização das etapas municipais da 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social – Consocial. Foi com este objetivo que a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), a Vice-governadoria, a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC), reuniram-se nesta terça (12), na CGE. A parceria firmada entre estes órgãos e entidades resultou na determinação de realização de 18 oficinas regionais para motivar e orientar os municípios sobre a Consocial. A primeira reunião ocorre nesta quarta (13), na microrregião de Baturité.

As microrregioões foram definidas de acordo com oficinas do PPA Participativo e Regionalizado 2012-2015. Assim, os últimos seis eventos do PPA também abrirão espaço para as discussões e deliberações sobre as Conferências Municipais. Para as demais regiões, será estabelecido um cronograma de ação.

O desafio será a mobilização e concretização de 184 Conferências municipais, abrangendo todo o interior do Estado. “O trabalho desenvolvido nessas oficinas será imprescindível para atingirmos nossa meta”, analisa o Controlador e Ouvidor Geral João Melo. “Esta caminhada logrará muitos resultados positivos”, avalia o Controlador, concluindo: “O objetivo é que tenhamos, com o envolvimento da sociedade, uma gestão democrática e participativa. O cidadão deverá ser nosso norte na aplicação e fiscalização dos investimentos públicos”.

A presidente da Aprece, Eliene Brasileiro, ressaltou o total apoio dado pela instituição para a organização, motivação, acompanhamento e realização das Conferências municipais e Estadual. “Iremos articular os municípios e incentivá-los a promover este momento de construção da gestão democrática”, enfatiza.

De acordo com a programação do PPA, os primeiros encontros motivacionais sobre a Consocial ocorrerão ainda no mês de julho: Baturité – dia 13; Canindé – dia 14; Camocim – dia 20; Itapioca – dia 21; Fortaleza – dia 22; Aracati – dia 26.

O período de convocação para as Conferências municipais segue até 02 de setembro deste ano.

12.07.11

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação (kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Greta Frota – Assistente de Publicidade e Redação (greta.frota@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)